Ele tem 1.500 músicas gravadas em mais de 70 discos - alguns de ouro e de platina - em cinco línguas diferentes. Seus shows chegam a reunir cerca de 40 mil pessoas e ele nem precisa dançar pagode. Padre Zezinho é mais um dos poderosos comunicadores que levam a mensagem religiosa a um grande número de fiéis e é o cantor mais conhecido entre os católicos brasileiros. Hoje ele faz o show ‘‘Fortes na F钒, no Ginásio Chico Neto, em Maringá, acompanhado pelos Cantores de Deus. Parte da renda será em benefício do Seminário de Taubaté, em São Paulo, da congregação a que ele pertence há 30 anos.
José Fernandes de Oliveira, ou Pe. Zezinho, SCJ (Sagrado Coração de Jesus, como ele faz questão de ser chamado, fazendo referência ao nome da sua Congregação), é considerado o maior expoente artístico da Igreja Católica no Brasil. Muitas de suas canções, como ‘‘Oração Pela Família’’ ,‘‘Um Certo Galileu’’, ‘‘Vocação’’ e ‘‘Maria de Nazar钒 são cantadas em mais de 35 países. Segundo seus admiradores, quase não há paróquia que não cante suas canções. Mais de 20 dos seus 54 livros também já foram traduzidos para o espanhol, inglês e italiano. Tem 12 deles no prelo da Editora Paulus.
‘‘O que faço não é novidade. Padre Dehon com menos instrumentos fez mais do que isso e se tivesse meios que eu tive nas mãos teria feito mais. O exemplo vem do fundador’’, comenta Padre Zezinho, referindo-se ao padre que fundou a sua ordem dehoniana. A maior parte de suas atividades tem o apoio da Edições Paulinas, por onde ele gravou seu primeiro disco em 1969. Ele já percorreu dezenas de países e já apresentou seis programas em rádios de São Paulo, divulgando sua obra. ‘‘Cerca de 120 emissoras de rádio de São Paulo tocam pelo menos uma música de Padre Zezinho por dia’’, conta Vital Pedriali, presidente do Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo, que está promovendo o show de Maringá.
Seus primeiros fãs foram os jovens da Pastoral Vocacional e da Pastoral da Juventude e os paroquianos da Igreja de São Judas Tadeu, no Jabaquara, bairro paulistano que o projetou como pastoralista.
Nos anos 60, Padre Zezinho adaptou o cursilho para jovens e realizou jornadas e encontros sempre difundindo a fé cristã, através de liturgias, música e teatro. ‘‘Tudo o que ele canta e escreve e sobretudo sua mensagem de amor são fundamentais à quem evangeliza jovens em todo o Brasil. Ele é aberto, compreende a situação do jovem hoje e sua palavra é libertadora’’, declara Irmã Denair Lemos, uma das coordenadoras do Colégio Regina Mundi, que trabalha há 30 anos com evangelização de jovens em Maringá.
Padre Zezinho tem dezenas de trabalhos em vídeo, colabora mensalmente em pelo menos 15 revistas brasileiras. Ele também escreveu e dirigiu quatro operetas apresentadas por 30 grupos diferentes em todo o Brasil.
Os organizadores do show estão prevendo lotação máxima (cerca de seis mil pessoas) para o Ginásio Chico Neto. Trinta por cento da renda será destinada ao pagamento dos cachês de Padre Zezinho e sua comitiva - os cinco Cantores de Deus, um cantor e um assistente técnico. O restante, será para pagar as despesas de produção e o que sobrar será revertido para as obras assistenciais dos Vicentinos mantenedores do Asilo São Vicente de Paulo.
• O show de Padre Zezinho SCJ e os Cantores de Deus começa às 20 horas no Ginásio Chico Neto de Maringá. Ingressos antecipados a R$ 7,00 (adultos) e R$ 2,00 (crianças até 8 anos).DivulgaçãoPadre Zezinho: músicas cantadas em mais de 35 países e livros traduzidos para três idiomasCelina Alonso Az