Cristiano Gouveia encerra o evento no domingo com ‘Histórias Cantadas’; ao todo, a programacão do Sesc deverá contemplar alunos de 25 escolas
Cristiano Gouveia encerra o evento no domingo com ‘Histórias Cantadas’; ao todo, a programacão do Sesc deverá contemplar alunos de 25 escolas | Foto: Alle Manzano/ Divulgação



Com o objetivo de debater sobre a literatura em seu potencial de diálogo, abordando tanto as novas tecnologias quanto a multiplicidade cultural típica da contemporaneidade, começa nesta terça-feira (19) a 36ª edição da Semana literária e Feira do Livro Sesc. Até o próximo domingo (24), diversas atividades serão realizadas em torno do tema "Literatura (em) movimento: travessias do tempo e do espaço". Mesas redondas, palestras, contação de histórias, show musical, teatro e oficinas fazem parte da programação gratuita que acontecerá no Sesc Cadeião Cultural.

Técnica de atividades do Sesc Londrina, Isabela Cunha explica que a Semana Literária envolve 22 cidades paranaenses. "A cada ano escolhemos um tema que norteia todas as atividades desenvolvidas", esclarece. Durante toda a semana, o público londrinense poderá conferir uma programação fixa que conta com Feira de Livros, aberta das 8h30 às 21 horas; oficinas de música, teatro e artes visuais que acontecem sempre às 10 horas; Clube de Leitura, das 10 horas às 21 horas além de visitar as exposições "Palavras Compartilhadas", de Rosana Ricaldi e "Sesc 70 anos", com obras do grafiteiro londrinense Napa.

Comandando a primeira mesa-redonda do evento, o jornalista Rogério Pereira, de Curitiba, e o crítico mineiro Sérgio Rodrigues falarão sobre o "Trânsito Literário na Rede". Durante o encontro, os dois apresentarão para o público um debate sobre as transformações e possibilidades que a internet e as novas tecnologias oferecem para a produção e fruição de literatura. O bate-papo tem início às 19h30 desta terça-feira (19). Antes disso, às 14h30, o londrinense Tony Hara participa do debate "Tecnologia, Política e Cidade – Faces da Literatura no Cotidiano", atividade que volta à programação na sexta-feira (22), no mesmo horário.

Na quarta-feira (20), às 15 horas, o jornalista José Maschio fala sobre "Realidade e Ficção: A Crônica e Conto como Campo Híbrido entre Jornalismo e Literatura", tema que também será apresentado por ele na quinta-feira (20), também às 15 horas. O músico paulistano Edu Sereno é a principal atração da noite de quarta-feira. Às 19h30 ele se apresenta pela primeira vez em Londrina com o show "O Pão Que o Diabo Ama Sou". Interpretando canções de seu álbum homônimo, Edu retrata o cotidiano da cidade por meio de suas "histórias cantadas". O show ainda traz projeções poéticas de Gincobilando, que escreve e publica poemas "ao vivo", enquanto o show acontece.

Na quinta-feira (21), às 19h30, acontece lançamentos de livros de quatro escritores de Londrina e região: Vinicius Lima, Vivian Campos, Beatriz Bajo e Sueli Lazari. E na sexta-feira (22), às 19h30, os escritores Mário Rodrigues (PE) e Franklin Carvalho (BA) participam da mesa redonda "Gente grande já foi pequena", que aborda a presença da criança na obra literária. A noite será encerrada com a apresentação do espetáculo "Macumba – Uma Gira sobre Poder", encenado às 20 horas, pelo grupo curitibano Companhia Transitória.

Na quarta-feira, o músico paulistano Edu Sereno traz seu show ‘O Pão que o Diabo Ama Sou’, com arranjos urbanos
Na quarta-feira, o músico paulistano Edu Sereno traz seu show ‘O Pão que o Diabo Ama Sou’, com arranjos urbanos | Foto: Cleiton Tibúrcio/ Divulgação



A agenda do evento será intensificada a partir de sábado (23), com programação aberta ao público em todos os períodos do dia. Às 10 horas tem a contação de história "Chapeuzinhos coloridos", que traz para o público infantil uma versão curiosa sobre a conhecida história da Chapeuzinho Vermelho e, na sequência, pais e filhos poderão brincar de fazer seus próprios chapeuzinhos. A atividade se repete às 16 horas, com uma versão bem divertida da Branca de Neve, que nessa contação ganha, não uma, mas sete versões possíveis.

Ainda durante a manhã de sábado, das 10 horas ao meio-dia, o público mais velho pode participar da oficina "Batuques: a Ancestralidade do Corpo", ministrada pela Cia Transitória, de Curitiba. O grupo traz, na oficina, exercícios cênicos baseados na ancestralidade afro-brasileira. Durante a tarde, a partir das 14 horas, a jornalista e escritora Karen Debértolis ministra oficina de escrita literária. Encerrando a agenda do dia, a partir das 19 horas o coletivo londrinense Versa apresenta o sarau "Versa e Conversa", convida o público a conhecer a literatura produzida por mulheres.

No domingo (24), pela manhã, o grupo londrinense Tem Criança no Samba narra "Histórias de Pescadores", mergulhando no universo litorâneo de Dorival Caymmi. E, para encerramento do evento, o contador de histórias Cristiano Gouveia vem de São Paulo e traz na bagagem histórias do mundo todo com o espetáculo "Histórias De Cantar". Acompanhado da violoncelista Érica Beatriz Navarro, Cristiano traz um espetáculo musical, com histórias cantadas que fazem parte da cultura de diversos países e que resistiram ao tempo.

Além da programação aberta ao público, de terça a sexta-feira o Sesc Cadeião Cultural recebe escolas da cidade para uma programação intensa de contação de histórias, oficinas de arte, palestras, debates e visitas monitoradas. Condicionada a agendamento prévio, este ano o Cadeião deve receber 25 escolas, em 8 períodos, atendendo aproximadamente 750 alunos da rede pública do município e do estado. A programação completa da 36ª Semana Literária e Feira do livro Sesc está disponível no site http://www.sescpr.com.br/semanaliteraria/programacao/londrina. Para se inscrever nas oficinas e tirar dúvidas, o público pode entrar em contato pelo telefone (43) 3575-7700.

Serviço:
36ª Semana Literária e Feira do Livro do Sesc
Quando – de terça (19) a domingo (24), a partir das 8 horas
Onde – Sesc Cadeião Cultural (R. Sergipe, 52)
Gratuito