A parceria entre a produtora Kinopus e o Cine Villa Rica disponibiliza ao público mais uma criação londrinense. A série de TV “Dramaturgias”, dirigida pelo cineasta Rodrigo Grota, chega à telona do cinema de rua mais antigo da cidade a partir deste sábado (16), em uma mostra especial com quatro episódios em sessões únicas aos finais de semana.

Neste sábado, serão exibidos os episódios 1 - “Vestido de Noiva”, 2 - “Auto da Compadecida”, 3 - “Pluft - o Fantasminha” e 4 - “Eles não usam Black-Tie”.

Continuando a série, no dia 23, será a vez de 5 - “O Pagador de Promessas”, 6 - “Vereda da Salvação”, 7 - “Opinião” e 8 - “Liberdade, Liberdade”.

A mostra encerra no dia 30, com a exibição de 9 - “Dois Perdidos numa Noite Suja”, 10 - “Arena conta Tiradentes”, 11 - “O Rei da Vela” e 12 - “De Braços Abertos”.

As sessões acontecem sempre às 15h, com duração de 104 minutos e classificação indicativa para 12 anos. Na primeira, a equipe de produção e elenco estarão presentes para introduzir a obra. Nas sessões seguintes, dias 23 e 30, haverá um debate gratuito com o grupo na Sala Londrina, ao final das exibições.

Os ingressos para cada dia custam R$ 10 e podem ser adquiridos pelo site do Villa Rica ou na bilheteria do local.

"Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, é um dos episódios da série "Dramaturgias" que será exibido na estreia do projeto em Londrina
"Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, é um dos episódios da série "Dramaturgias" que será exibido na estreia do projeto em Londrina | Foto: Divulgação

SÉRIE PARA TV

A série "Dramaturgias", produzida em Londrina pela Filmes com Saquê, explora a trajetória da literatura dramática brasileira através de 13 peças escritas entre 1930 e 1980 por autores como Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Gianfrancesco Guarnieri, Dias Gomes, Maria Clara Machado, Oswald de Andrade, Jorge Andrade, Oduvaldo Vianna e Maria Adelaide Amaral. O período é considerado o mais rico para a produção de obras originais para o palco.

Composto por 13 episódios de 26 minutos cada, o seriado apresenta trechos encenados das peças especialmente adaptados para o projeto, juntamente com entrevistas de diretores, atores, dramaturgos, críticos e historiadores.

Com produção executiva de Guilherme Peraro e pesquisa de Roberta Takamatsu, o objetivo é resgatar a importância da dramaturgia nacional para o teatro, destacando uma peça específica por episódio. O elenco conta com talentos como Erom Cordeiro, Esther Góes, Eucir de Souza, Guilherme Kirchheim, Jackeline Seglin, Leonardo Medeiros, Luli Rodrigues, Natália Lage, Ondina Clais, Otto Jr., Raquel Palma, Rogério Costa, Simone Iliescu, Sofia Cornwell, Thainara Pereira e Tiago Daniel, sendo a maioria de Londrina e região.

O projeto foi desenvolvido para o circuito de TVs públicas, com financiamento do Governo Federal por meio da Ancine/FSA/BRDE. Estreou na TV Brasil no início deste mês e ficará em exibição até o fim de maio.

"Eles Não Usam Black Tie", peça  escrita por Gianfrancesco Guarnieri, integra a sessão deste sábado no Cine Villa Rica
"Eles Não Usam Black Tie", peça escrita por Gianfrancesco Guarnieri, integra a sessão deste sábado no Cine Villa Rica | Foto: Divulgação

SERVIÇO

Série “Dramaturgias”, de Rodrigo Grota (doc, 4K, 338 min, 2024)

Quando: dias 16, 23 e 30, às 15h

Onde: Cine Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Quanto: R$ 10, à venda no site do Espaço Villa Rica e na bilheteria do cinema