‘A Bela Adormecida’: balé de repertório será apresentado por alunos da Escola Municipal de Dança e conta com participações especiais
‘A Bela Adormecida’: balé de repertório será apresentado por alunos da Escola Municipal de Dança e conta com participações especiais | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação



Cerca de 300 bailarinos londrinenses sobem ao palco do Teatro Ouro Verde nesta quarta-feira (6) para encenar um dos mais famosos contos de fadas de todos os tempos. Apontado como o 'pai da literatura infantil', a história da Bela Adormecida será revivida por alunos do curso de balé clássico da Escola Municipal de Dança e convidados especiais, dentre integrantes do Ballet de Londrina e professores da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina). O espetáculo terá sessões diárias até o próximo sábado (9), sempre às 20 horas.

Apesar de ter sido escrita ainda no século XVII, o conto da linda princesa Aurora que, por feitiço de uma fada má pica o dedo na agulha de uma roca envenenada e adormece profundamente à espera de um príncipe encantado que lhe dê o beijo de salvação, continua encantando gerações. A versão apresentada nesta minitemporada será uma adaptação do balé de repertório que estreou em 1890 na Rússia – obra de Tchaikovsky, com libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa. "Trata-se de uma adaptação do clássico, mas procuramos mudar o menos possível a coreografia original para as bailarinas das turmas mais avançadas vivenciarem a técnica de Petipa. Ao mesmo tempo, tornamos as coreografias adequadas didaticamente para os corpos dos alunos mais novos", explica a coordenadora da Escola Municipal de Dança, Luciana Lupi, que também assina a direção geral da montagem ao lado do professor Marciano Boletti.

Lupi conta que um dos motivos da escolha de "A Bela Adormecida" como espetáculo de finalização deste ano é justamente o fato do clássico ter a flexibilidade para incluir grandes elencos, permitindo que desde crianças do Pré-Ballet até os bailarinos mais avançados, do 8º ano, interajam em cena. Outra razão é a ludicidade e a beleza desta obra imortal. "Ela traz um universo encantado com tudo o que as crianças mais gostam: princesas, reis, rainhas, bruxas, fadas. São personagens que estão no imaginário infantil", destaca a coordenadora.

Paralelamente às coreografias, trabalhadas pelos professores desde fevereiro, a Escola Municipal de Dança investiu também nos figurinos e cenografias. Imensos painéis materializam no palco os ambientes do palácio e da floresta onde a história se passa. Todos os trajes do elenco também foram confeccionados especialmente para a montagem, com desenhos do estilista Rhafael Magalhães e adereços produzidos artesanalmente pela própria Luciana Lupi. "Viajamos para São Paulo e compramos tecidos especiais. Conversamos muito sobre esta parte visual e o resultado ficou muito interessante", lembra. Ela promete um balé muito colorido para encher os olhos de crianças de todas as idades. Ao longo do ano, várias rifas e promoções beneficentes com a ajuda dos pais foram realizadas para arrecadar fundos em prol do espetáculo.

Além das quatro apresentações no Teatro Ouro Verde a Escola também realizará uma matinê no dia 9 de dezembro, sábado, às 16 horas, no próprio Teatro Ouro Verde, com integrantes do elenco original e crianças do Pré-Ballet. Ingressos também já estão à venda. A Funcart é conveniada da Prefeitura Municipal de Londrina e, para estas apresentações, conta com o apoio da Rádio UEL FM, Art e Luz Iluminação e Angel’s Baby.

A Escola Municipal de Dança iniciou a campanha de matrículas para 2018 tanto para as turmas regulares de Balé Clássico quanto para os cursos livres de Pré-Ballet (a partir de 4 anos), Balé para Adultos, Contemporâneo e Dança de Rua. Para o curso regular, podem se inscrever crianças e jovens a partir de 7 anos (prestes a completar 8 em 2018). Também já estão à disposição na secretaria da Funcart as fichas de inscrição para aqueles que querem realizar teste de aptidão para receber bolsas parciais no curso de Balé Clássico. Podem participar crianças da rede pública de ensino com idade entre 7 a 11 anos. A inscrição é gratuita e o teste será realizado na primeira semana de aulas, no início de fevereiro de 2018. Outros testes para bolsistas totais e parciais já foram realizados ao longo de 2017 em instituições de ensino da periferia de Londrina por meio do projeto Dança nas Escolas.

Serviço:
Espetáculo A Bela Adormecida
Quando – De quarta-feira (6) a sábado (9), às 20 horas. No dia 9, às 16 horas haverá uma matinê com as crianças do Pré-Ballet
Onde - Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
Quanto - R$ 20 e 10 (meia-entrada)
Ponto de venda - Funcart (Souza Naves, 2380) ou na bilheteria do Teatro Ouro Verde uma hora antes de cada apresentação (caso ainda haja lugares disponíveis)