Bem contado, o romance de estreia da publicitária londrinense Patricia Larini permite que o leitor conheça as personagens meticulosamente e também se reconheça na narrativa. Temas universais e uma trilha sonora que marcou época estão entre os atributos de "Os Náufragos” (Editora Patuá). O lançamento será nesta sexta-feira (10), às 19 horas, no Sesc Londrina Cadeião.

O evento é gratuito e haverá performance da banda Gabriel Souza Trio com as músicas que compõem a trilha sonora das personagens, um dos diferenciais da obra são os hits nacionais e internacionais que marcaram os anos 80. Focado em conflitos familiares, a história se passa na década de 1980, marcada por grandes transformações sociais e políticas no Brasil e no mundo.

LEIA MAIS

Romance ambientado em Londrina traz revelações sobre as perdas

Entre os destaques da noite, clássicos nacionais como “Clube da Esquina Nº 2” (Milton Nascimento) e “Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos” (Caetano Veloso), além dos hits internacionais “Stairway to Heaven” (Led Zeppelin), “Heroes” (David Bowie) e “Rise” (Eddie Vedder).

Larini explica que a proposta é a de uma imersão nas personagens e ela atenta para um fato curioso sobre a convivência: "Nesse tempo, as crianças ouviam as mesmas músicas dos pais em casa ou no carro enquanto dirigiam", observa. O leitor terá acesso a um QR Code e poderá acessar pelo celular as músicas que marcam determinadas “cenas literárias” e toda a playlist.

No livro de Patrícia Larini, leitor tem acesso a uma QRCode com a trilha sonora que se integra à história
No livro de Patrícia Larini, leitor tem acesso a uma QRCode com a trilha sonora que se integra à história | Foto: Divulgação

Lucas é um garoto doce, sonhador e quando perde a memória precisa da ajuda de sua família e amigos para descobrir quem ele era até então. "Mas será que cada um está sendo honesto sobre a realidade?", é um dos questionamentos do livro. Além da narração do personagem Lucas em primeira pessoa, a obra também tem um narrador onisciente (em terceira pessoa) que ajuda a apontar aspectos que o olhar de uma criança não alcança.

Entre as duas vozes, o leitor também é convidado a mergulhar em embates emocionais muitas vezes inerentes à condição humana - e mais comuns do que imaginamos.

“Escrever esse livro era um sonho muito antigo que se concretizou durante a pandemia. Eu sempre tive essa história como imagens, cenas, mas não tinha a narrativa. Foi um longo processo que envolveu algumas questões pessoais, mas que acabaram ganhando peso e força dentro da ficção. Estou feliz e tranquila com o resultado e acredito que as pessoas irão se emocionar com essa história", diz a autora.

Confira a trilha sonora que está presente no livro:

SERVIÇO

Lançamento de “Os Náufragos” (Editora Patuá), de Patricia Larini

Quando: sexta-feira, 10 às 19 horas

Local: Sesc Londrina Cadeião (Rua Sergipe, 52)

Quanto: Entrada gratuita

O livro será vendido no local a R$ 65,00. A publicação também pode ser adquirida pelo site da Editora Patuá , solicitado pelo e-mail [email protected] ou pelo perfil do Instagram @patinha.larinha