Funerais por si só guardam suas particularidades e determinadas revelações são capazes de causar reviravoltas nas vidas dos que ficam. Ou simplesmente fazem os envolvidos compreenderem melhor o presente, o passado e a si próprios. Um falecimento é o ponto de partida do romance "Seu Jeito de Soltar Fumaça ", romance de Ricardo Motomura, editora Sete Letras. O lançamento em Londrina será neste sábado (11), na Livraria de Vila, das 17 às 20 horas.

LEIA MAIS:

Festival Kinoarte completa 25 anos apoiando o cinema nacional

A trama é conduzida pelo próprio Ângelo, narrador-personagem, e apresenta como foram suas escolhas e vivências durante a longa ausência depois de ter sido expulso de casa pelo pai. As paisagens externas e internas se misturam durante a viagem de volta a Londrina, com as expectativas e reminiscências do protagonista se alternando ao som de uma trilha , sempre acompanhada pelo café e pelo cigarro.

Durante o regresso a Londrina e para atender aos pedidos das irmãs, Ângelo aceita ajudá-las nos últimos momentos do pai, que sofre de câncer terminal. E nesse momento, descobrindo fatos do seu passado que desconhecia – o motivo de tantas brigas entre as irmãs, os casos escondidos de seus pais e o casamento do melhor amigo com sua ex-namorada, por exemplo.

O título "Seu Jeito de Soltar Fumaça" faz alusão à dinâmica do fumante que, entre um trago e outro, libera a fumaça do tabaco. Neste caso, o combo café e cigarro, foram capazes de ser uma característica marcante de tal hábito, a ponto de ser parte da identidade da personagem - e nomear o primeiro livro do escritor.

Em entrevista à Folha de Londrina por telefone, Motomura revela que a obra é fruto de um trabalho de conclusão da pós-graduação para formação de escritores. "Escrevi de forma simples e sobre coisas simples, pelas quais as pessoas passam. Recebi mensagens de pessoas que já leram pelo meu instagram @r.motomura e estou contente porque os leitores contam que é uma leitura dinâmica e que prende", divide.

Ricardo Motomura: no livro, expectativas e reminiscências do protagonista se alternam ao som de uma trilha, sempre acompanhada pelo café e o cigarro
Ricardo Motomura: no livro, expectativas e reminiscências do protagonista se alternam ao som de uma trilha, sempre acompanhada pelo café e o cigarro | Foto: Divulgação

Formado em Direito pela (UEL) Universidade Estadual de Londrina, o autor vive na capital paulista desde o ano 2000 e reconhece que sua inclinação pela Literatura na fase adulta ganhou mais ânimo em razão de sua satisfação em ler as obras do escritor Haruki Murakami. "Sua escrita e a maneira como descreve as personagens chamam a minha atenção".

Lançado no final de outubro em São Paulo, a obra é também uma viagem pelo tempo e pela memória, acompanhando a vida de Ângelo, dono de uma banca de revistas em São Paulo que recebe a notícia da morte repentina de sua mãe e retorna a sua cidade natal, Londrina, no norte do Paraná.

Ao fundir os capítulos do presente e do passado na construção da história, Ricardo Motomura revela amplo domínio da narrativa em seu romance de estreia, com habilidade traça uma história rica em nuances emocionais e conflitos humanos, envolvendo o leitor na vida do jovem rebelde que Ângelo um dia foi e do homem solitário que se tornou.

SERVIÇO

Lançamento de "Seu Jeito de Soltar Fumaça", de Ricardo Motomura

Editora 7 Letras

Quando: sábado (11), das 17 às 20 horas

Onde: Livraria da Vila - Aurora Shopping - Av. Ayrton Senna, 400

Valor do livro: R$ 68 no site da editora e Amazon