A minissérie ‘‘Direito de Vencer’’, terceira produção de Série Verdade, da Record, estréia nesta segunda com a promessa de superar, em muito, a qualidade das antecessoras ‘‘Olho da Terra’’ e ‘‘A Filha do Demônio’’. A trama, escrita por Ronaldo Ciambroni e sob direção de Atílio Riccó, se passa nos anos 70 e tem 40 capítulos. No elenco há nomes como Tamara Taxmann, Sérgio Brito, João Vitti, Nico Puig.
‘‘Direito de Vencer’’ conta a história da família do comendador Giovanni Lucilli (Sérgio Brito), italiano que fica rico no Brasil. Os três primeiros episódios definem o rumo das duas fases da minissérie. Luigi, um dos filhos do comendador, é estéril e precisa do irmão Carlo (que é homossexual) para engravidar sua mulher e, assim, receber a herança do pai. O bebê nasce com problemas mentais e é trocado na maternidade por uma criança saudável. Após 26 anos, eles se reencontram em novos conflitos.
PersonagensO ator João Vitti será um dos responsáveis pela abordagem dos temas homossexualismo e deficiência mental, vivendo Carlo e o deficiente Tchesco. ‘‘São personagens fortes e muito especiais’’, diz.
Nico Puig vai interpretar Paolo (o filho trocado, que cresce na família rica sem saber de sua origem). Para ele, as gravações foram uma oportunidade de contracenar com atores que sempre admirou, como Tamara Taxmann (que vive Yolanda, a mãe de Paolo). ‘‘A última cena que gravei com ela foi uma das mais emocionantes da minha carreira’’, garante.
De acordo com o diretor Atílio Riccó, o núcleo de teledramaturgia da emissora percebeu que, para ganhar competitividade, era necessário melhorar a qualidade das produções de Série Verdade. ‘‘Essa produção tem um bom padrão de imagem e uma história de folhetim que é atraente’’, diz Riccó.