Graças à iniciativa de formação de público para a arte do canto lírico, o projeto “Ópera, por que não?”, levará apresentações de artistas para a população paranaense. O primeiro encontro acontece neste sábado (03), no Sesc Cadeião, em Londrina, às 10 horas.

Com entrada gratuita e classificação livre, o recital contará com cantoras líricas selecionadas pelo projeto, acompanhadas pelo pianista Matheus Alborghetti. Os presentes ainda poderão participar de uma visita guiada ao Museu do Café, que oferece uma experiência imersiva na história cafeeira enquanto patrimônio cultural da Cidade.

LEIA TAMBÉM:

"Ópera, por que não?" está com edital aberto para cantores e pianistas

Com uma proposta considerada grandiosa, a iniciativa vislumbra levar a arte da lírica para todos, criando um verdadeiro corredor de ópera entre Londrina e Maringá. O edital segue aberto no site da Associação de Cultura Italiana I Bravissimi

Aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, capitaneado pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado do Paraná, conta com o patrocínio da COPEL – Companhia Paranaense de Energia.

DESMISTIFICACAÇÃO DO CANTO LÍRICO

A proposta pedagógica divide o processo formativo em dois programas: um para cantores líricos e outro para pianistas correpetidores (instrumentistas especializados em acompanhar atividades docentes, principalmente no estudo do canto lírico e da regência).

A cantora Izabel Padovani integra a equipe de professores
A cantora Izabel Padovani integra a equipe de professores | Foto: Divulgação

Ao todo, serão seis módulos de ensino, mais um módulo especial de montagem de espetáculo, oferecidos, no total, para 30 alunos regulares (20 cantores e 10 pianistas) e para até 15 ouvintes (10 cantores e 05 pianistas). Todos os selecionados participarão de forma gratuita, pois o curso será inteiramente fornecido pelo projeto.

Durante o curso do processo pedagógico e das apresentações, o objetivo se estende à desmistificação do canto lírico como manifestação cultural voltada a poucos, sejam estes públicos ou alunos.

As atividades serão em vários períodos, seguindo a disponibilidade dos selecionados, sendo que o primeiro módulo tem como professores o tenor Paulo Mandarino, a cantora Izabel Padovani e o maestro Alessandro Sangiorgi que também é diretor artístico do projeto, acompanhados pelo pianista Matheus Alborghetti.

O tenor Paulo Mandarino também é um dos professores do curso
O tenor Paulo Mandarino também é um dos professores do curso | Foto: Divulgação

O produtor executivo da proposta e um dos seus idealizadores, Álvaro Canholi, da PÁ! Artística, explica que, como sugere o próprio nome, a ópera é para todos. “Queremos que toda e qualquer pessoa que tenha algum tipo de experiência com o canto, não importa o estilo".

O projeto também está no Instagram no perfil @opera_pqnao e conta com a parceira da Associação de Amigos do Festival de Música de Londrina e o apoio do Conservatório Musical de Londrina, Sesc Londrina e AML Cultural. Mais informações sobre o projeto, inscrições e atividades: e-mail: [email protected] ou pelo Whatsapp +55 43 99609-9796.

SERVIÇO

Café Concerto do projeto “Ópera, por que não?”

Quando: sábado (03), às 10 horas

Onde: Sesc Cadeião - Rua Sergipe, 52 Londrina

Valor: gratuito