O londrinense Tiago Sidney dos Santos e o haitiano Louis Kenson Janvier, rappers Mano Tiago e Topsun Mond Lan, respectivamente, se conhecem há pouco mais de três meses, mas a parceria inicial mostra que as afinidades e semelhanças vão muito além das atividades musicais. Os dois acabam de lançar o clipe "Rap Puro", em que é possível ver a fusão entre as culturas brasileira e haitiana.
A música fala dessa conexão entre eles, da amizade que surgiu, da realidade na favela, um pouco da vida, com letra que transita pelo português, francês, crioulo e uma pitada de inglês. Apesar de acompanhada de legenda, eles garantem que o rap é universal: "não é preciso ser fluente em nenhuma língua, basta apenas sentir o ritmo, a batida, que é a mesma em qualquer país", diz Topsun, com um português de deixar em dúvida que algum dia não tenha falado palavra alguma.
Mano Tiago é egresso do grupo tradicional de rap da cidade, Família IML, e hoje, está à frente do grupo Malokos, seu novo projeto musical. Entre um som e outro, seu ganha pão vem mesmo é do bar improvisado na favela, onde mora com a esposa e a filha de nove meses. Topsun era produtor musical e também ajudava a mãe no bar da família na comunidade de Carrefour, em Porto Príncipe, até acontecer o terremoto, em 2010, e emigrar ao Brasil em busca de trabalho. Já passou por empresas de construção civil e, agora, trabalha como segurança. Conheceram-se na "Batalha na Conha", evento de rap da cidade. "Nos demos bem logo de cara", revela Tiago. Neste mesmo dia tiveram a certeza de que queriam gravar juntos.

Termo para definir quando há uma mistura entre dois elementos diferentes

É um adjetivo que qualifica o indivíduo que deixou de pertencer a uma comunidade, um grupo, uma instituição

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional