Uma das precursoras do Jazz no Brasil, a coreógrafa paulista Roseli Rodrigues (1955 - 2010) criou um estilo próprio pautado em vitalidade e emoção que se tornou a marca registrada da companhia fundada por ela, a Raça Cia. de Dança. Além de conquistar mais de 80 prêmios com seu grupo, a artista assinou a coreografia de grandes espetáculos, incluindo “Vitor ou Vitória” (estrelado por Marília Pêra) e “Godspell” (direção de Miguel Falabella). Uma amostra de seu legado será levada ao palco do Teatro Ouro Verde na noite desta sexta-feira (14), às 20 horas.

Leia mais: Estreias dos cinemas estão em clima de Halloween

Integrando a programação do Festival de Dança de Londrina – 2022, a Raça Cia. de Dança apresentará a remontagem de “Caminho da Seda”, espetáculo dirigido pela coreógrafa que saiu precocemente de cena aos 55 anos, vítima de câncer. Na sequência, o grupo encena “Music, Body and Soul”, de Erika Novachi. As duas coreografias fazem parte do projeto “Raça, por Elas”, que presta um tributo às mulheres criadoras na área da Dança.

'Caminho da Seda" é uma homenagem à coreógrafa Roseli Rodrigues (1955 - 2010) que assinou grandes espetáculos
'Caminho da Seda" é uma homenagem à coreógrafa Roseli Rodrigues (1955 - 2010) que assinou grandes espetáculos | Foto: Alceu Bett/ Raça Cia de Dança/ Divulgação

“Caminho da Seda” é uma obra que retrata, por meio da arte e da dança, o comércio e a rota da seda. Esta concepção estética, tem como linha condutora a ponte que une o oriente ao ocidente traçada pela rota comercial de tecidos, sementes e materiais preciosos e que também possibilitou a transmissão de conhecimentos, ideias e culturas, transformando-se em palco de inúmeras histórias, batalhas e romances. Caminho da seda e de miragens.

No espetáculo que estreou em 2001 são usados mais de 400 metros de tecidos, não como cenário, mas como elemento cenográfico. Em função disso foram necessários muitos ensaios para desenvolver uma técnica de utilização desse material em harmonia com os movimentos, resultado que permitiu que o espetáculo permanecesse com sua grandiosidade e modernidade mesmo após 20 anos de sua criação.

Em “Music, Body and Soul”, Erika Novachi transforma o palco em partitura e o corpo em nota musical ao som de músicas clássicas de Frédéric Chopin, Ludwig van Beethoven, Giovanni Albinoni e Heitor Villa-Lobos. A singularidade de cada composição se revela na individualidade de cada um dos intérpretes como uma escuta para, no e do corpo. O poema de Pablo Neruda - “Pido Silêncio” - que entrecorta a obra, traz a voz como outro instrumento.

Com direção geral de Renan Rodrigues, as duas apresentações são compostas pelo seguinte elenco: Dezani, George Brito, Gustavo Oliveira, Evelyn Libanes, Henrique Feliciano, Jefferson Felix, João Marcos, Josemara Macedo, Lucas Maia, Milena Gabriela e Naisa Marques.

Serviço:

Festival de Dança de Londrina – 2022 - “Caminho da Seda” e “Music, Body and Soul” - Raça Cia. de Dança (São Paulo – SP)

Quando – Sexta-feira (14), às 20 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada).

Pontos de venda - Portal Sympla e bilheteria do Teatro Ouro Verde (das 16 horas até o início do espetáculo)

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link