Estimular a troca de correspondências entre alunos e escritores foi a idéia que motivou a professora de português Marly Terezinha Rodrigues Bressanin a conquistar nos seus alunos o prazer da leitura e da escrita. Implantado em 1998, no Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Jaboti (a 110 km ao sul de Jacarezinho, no Norte Pioneiro), o projeto ''Descubra um escritor'' atualmente envolve 100 alunos, de 10 a 14 anos, que se correspondem com escritores de Portugal, Peru, Argentina, Itália e Estados Unidos, além de autores brasileiros. Um dos resultados dessa iniciativa, foi a parceria com o escritor português Luís Esperança Ferreira Lourenço, que já escreveu três livros com alunos da escola.
No último final de semana, o escritor esteve no pequeno município, de 4,6 mil habitantes, para lançar o terceiro livro da parceria ''O Menino da Caravela'' , livro de ficção que foi ilustrado pelo aluno da escola Wesley Menezes da Silva, de 16 anos. ''Foram 20 dias de trabalho e fico feliz com essa oportunidade''. disse Silva. No Aeroporto de Londrina, Lourenço falou um pouco da experiência, que começou em 1999, quando a aluna Edna Desplanches descobriu o seu endereço, em uma antologia que pertencia a professora Marly, e começou a troca de correspondência.
A ''comunicação além-mar'' foi fonte de inspiração para que o escritor escrevesse o livro ''Cartas a Edna'', onde conta sobre a sua vida e a troca de experiências entre ele e a aluna. O livro, lançado em 2000, vendeu 3,5 mil cópias e proporcionou a aluna e a professora a oportunidade de conhecerem Portugal. Em setembro, daquele ano, quando veio lançar o livro em Jaboti, o escritor e a correspondente conheceram-se pessoalmente pela primeira vez. Na ocasião, o escritor recebeu a miniatura de uma caravela, confeccionada pelo aluno Murilo Gonçalo de Andrada, que acabou servindo de inspiração para criar ''O Menino da Caravela''.
''Considero a idéia do projeto muito interessante e permite que a cultura esteja se irradiando de dentro para fora. Em Portugal, o hábito de ler também não é muito comum e é importante que desde a infância isso seja incentivado'', disse Lourenço. Considerando a força da cultura televisiva tanto em Portugal quanto no Brasil, ele acredita que a ''TV esteja saturando as crianças, o que faz com que elas estejam se voltando mais para os livros''.
Com o objetivo de valorizar o papel da professora, o escritor escreveu o livro de aventuras ''Os aventureiros do Carvalho do Inferno Rumo ao Brasil'', o segundo da parceira, em 2001. Não é mera coincidência que a história termine em Jaboti. O livro, que foi lançado na França, foi ilustrado por dois alunos da escola, selecionados em concurso promovido no colégio.
Médico, especialista em radiologia, Lourenço há 10 anos dedica-se à literatura. Já escreveu sete livros e faz parte da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos e da Sociedade Brasileira de Escritores Médicos, totalizando um total de um milhão de profissionais. Além disso, é integrante da Sociedade Gaúcha de Médicos e Poetas, pela qual editou no Brasil dois livros.
Para a professora Marly, a visita do escritor representa uma honra para a cidade e mais uma prova do quanto idéias criativas podem dar certo. ''A cidade toda se mobiliza e todos os alunos querem se corresponder com ele. Quanto ao aumento do hábito da leitura, a experiência tem sido maravilhosa'', destacou a professora. Ela também acrescentou que os direitos autorais do livro foram doados para a escola e que está negociando a edição do livro no Brasil.
Em agosto, devido ao projeto, ela recebeu os certificados de membro honorário correspondente das Academias de Ciências e Letras de São Lourenço (MG), que também a certificou como magnífica educadora, e do Rio de Janeiro (RJ). Os alunos Daniele Cristina da Souza e Davi Donizeti Rodrigues também foram homenageados com o certificado de membro jovem correspondente da academia de São Lourenço, pelo destaque que vêm obtendo no projeto, que já foi requisitado por 97 escolas brasileiras.
A professora também criou este ano o projeto de padrinho ou madrinha literária onde o escritor se compromete a doar exemplares de toda a sua obra. Os livros vão sendo enviados gradativamente a partir do momento em que o aluno apadrinhado termina de ler o anterior e envia para o escritor texto com comentários sobre o livro. ''Parece difícil, mas tem aluno que já recebeu 52 livros, o que mostra o tamanho da sua dedicação'', afirmou.