Oficina de Roda de Leitura foi ministrada em Londrina pela jornalista Eliane Alvares: "um leitor protagonista participa ativamente do processo de leitura, tanto na escolha de textos quanto nas prática
Oficina de Roda de Leitura foi ministrada em Londrina pela jornalista Eliane Alvares: "um leitor protagonista participa ativamente do processo de leitura, tanto na escolha de textos quanto nas prática | Foto: Fotos: Gina Mardones



Paulo Freire, um dos mais respeitados educadores do Brasil, já dizia que "ler não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo e poder lançar sua palavra sobre ele, interferir no mundo pela ação". A boa notícia é que, apesar do número de leitores no Brasil não ser considerado ideal, o último estudo realizado pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística), na 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil a pedido do Instituto Pró Livro, registrou um aumento de 6 pontos percentuais neste número. O levantamento apontou que existem cerca de 104,7 milhões de leitores no país. Para ser considerado um leitor, pela metodologia do estudo, é necessário ter lido ao menos um livro nos últimos três meses. No entanto, a pesquisa não leva em consideração o alto índice de analfabetos funcionais, aqueles que tecnicamente identificam as letras, porém, não conseguem interpretar os textos.

De forma a contribuir no processo de formação de leitores em Londrina, a Associação Todos por Um (Tp1), startup de comunicação e tecnologia social de base interativa que visa impulsionar mais e melhores conexões entre os moradores da cidade, realizou um parceria com a Fundação Geniantes, entidade centrada em criação de projetos inovadores na área de ensino. Trata-se do programa "Rodas de Leitura", grupos de leitura interativa organizados por voluntários para oportunizar autodesenvolvimento para crianças, adolescentes e adultos. "A Fundação compartilhou com o Tp1 o método e o acervo de livros, o Juntus Coworking ofereceu espaço para a instalação da Biblioteca da Roda e as salas para treinamento de voluntários", pontua a jornalista Christina Mattos, uma das idealizadoras da Tp1, que acaba de realizar a segunda oficina para formação de mediadores com pessoas de várias áreas de atuação.

Kátia Gomes, mediadora formada na primeira turma do Tp1, em Roda de Leitura no bairro Vista Bela: fruto do projeto na região norte da cidade
Kátia Gomes, mediadora formada na primeira turma do Tp1, em Roda de Leitura no bairro Vista Bela: fruto do projeto na região norte da cidade | Foto: Divulgação



OFICINA
A oficina foi ministrada pela jornalista Eliane Alvares, que trabalhou coordenando Rodas de Leitura em São Paulo ao longo de 10 anos. Ela explica que a roda é uma experiência de troca de saberes em grupo. "A metodologia é baseada em um processo que, pelas práticas de leitura, contribui para a formação das pessoas, estimulando relacionamentos colaborativos. Roda de leitura não é apenas ler para ou com um grupo ou, ainda, transmissão de conhecimento impositiva. O foco é uma construção conjunta, sempre respeitando a identidade dos participantes", detalha. Depois da formação pela oficina, a proposta é que o mediador voluntário acompanhe um mesmo grupo por um período de 12 encontros semanais a serem aplicados de escolas a instituições sociais, de crianças a idosos. A próxima turma para novos mediadores de leitura deve ocorrer em meados de fevereiro de 2018.

Na Roda, segundo Alvares, a formação é voltada para que o mediador consiga mobilizar o participante em suas três dimensões: afetiva, cognitiva e física, pois "o ser humano só aprende e se desenvolve quando estas três dimensões são acionadas". E, para que isto aconteça, ela diz que é preciso propor exercícios interativos de leitura que trabalhem com estas três dimensões, de maneira que as histórias chamem o participante para um exercício de autoria. "Aquele que está na roda torna-se um leitor protagonista e participa ativamente do processo de leitura, tanto na escolha de textos e práticas." O mediador voluntário estimula que o participante exerça seu papel criador por essa metodologia. "Práticas de leitura são estratégias diferenciadas no uso da leitura, modos de ler que trazem sentido e significado para o leitor. Isso traz um vínculo do participante com a leitura", completa.

A Associação Todos Por 1 (Tp1) em parceria com a Fundação Geniantes contribui para a formação de leitores em Londrina
A Associação Todos Por 1 (Tp1) em parceria com a Fundação Geniantes contribui para a formação de leitores em Londrina



EXPERIÊNCIAS
Aumentar o vínculo com a leitura é, justamente, o que a artista educadora Luciana Guedes pretende fazer ainda mais no trabalho que já desenvolve na cidade. Ela participou da oficina e pensa em realizar as rodas em alguma instituição de ensino com crianças carentes. "Hoje, meu trabalho consiste em diminuir o medo que muitos têm dos livros e os veem como punição. Com essa formação acredito que vou aprimorar diferentes estratégias de formação do leitor, pois a maioria dos grupos não tem ainda uma vivência positiva com os livros e com a leitura."

E um dos grupos que já começou a dar os primeiros frutos é o realizado com crianças do Bairro Vista Bela (região Norte), onde foram realizadas duas rodas pela mediadora Kátia Gomes, sob coordenação de Josileide Batistela, da primeira turma do Tp1. "Recentemente, também apresentamos o projeto ao Colégio Estadual Dario Velozzo e à equipe do programa Palavras Andantes da Secretaria Municipal de Educação. Estamos em busca de mais voluntários para atender tanto as turmas da rede pública quanto outros locais que possam receber as rodas. O que nos importa é fazer Londrina uma cidade de leitores", reitera Christina Mattos.