Livro novo de poesia na área. A poeta Beatriz Bajo lança seu volume de estréia hoje em Londrina. A sessão de autógrafos de ''A Face do Fogo'' ocorre às 20h30 na Vila Cultural Cemitério de Automóveis (R. João Pessoa, 103-A) incluindo sarau e intervenções poéticas e musicais dos grupos Benditos Energúmenos e Grupo Artistas Independentes.
A noitada sucede a sessões de autógrafos realizadas no mês passado em São Paulo e Rio de Janeiro. A autora nasceu na capital paulista, morou no Rio e há quatro anos está radicada em Londrina. Além de manter um blog (www.lindagraal.blogspot.com), edita a seção literária de um site (www.armadilhapoetica.com) e escreve resenhas para outras publicações virtuais.
O livro tem prefácio de Marcelo Ariel e texto de apresentação de Andrea del Fuego. Chega às prateleiras pela editora paulistana Annablume, que ganhou projeção no mercado publicando teses acadêmicas. Confira entrevista com a autora.





Você ''limpou a gaveta''? Tudo o que queria publicar foi reunido no livro ou sobrou inéditos para outro volume?
Na verdade, o livro é uma reunião de muitos poemas e, na ocasião, não sobraram muita coisa. No entanto, recebi um convite dias depois de ter enviado o miolo ao editor sobre a edição de um segundo livro que entraria em um projeto enviado ao Promic. O nome do projeto aprovado é ''Tríade'', um box composto por três volumes, cada um de uma escritora londrinense. Escrevi um poema de 30 linhas que virou uma das obras do projeto aprovado e que será lançado no 'Londrix 2010', em setembro. As outras autoras são Edra Moraes e Célia Musilli. Já estou com um outro engatilhado, mas quero dar um tempo com as publicações neste momento e concentrar-me nos dois que estão recentes demais.
Até o advento da internet, o sonho de todo autor era publicar um livro. Continua assim, mesmo com a possibilidade de mostrar os textos para muito mais gente através de blogs ? O que essa experiência de lançar um livro está representando para você ?
Ahhh...o blog é um canal maravilhoso! Um espaço em que o diálogo se concretiza. Eu sou uma amante da internet no que concerne à literatura. Realmente, descobri um universo de possibilidades como poeta (não-publicada até então); mas, muito mais do que isso, conheci a literatura contemporânea, tão inacessível em outros meios por conta das editoras-show que publicam sempre o mesmo (claro que há exceções muito interessantes). Há escritores, poetas e gente bastante importante no cenário literário por aí e totalmente acessível. O mel da literatura está também na internet. Entretanto, ainda assim, o livro impresso tem, para mim, um sabor inteiramente novo. Os meios não são substituíveis, e pegar o sonho nas mãos é uma experiência ímpar...sem precedente.
Livros de poesia continuam relegados à prateleiras dos fundos das livrarias?
Sim. Mas eu estou otimista justamente por conta da virtualidade que tem contribuído para o estímulo de uns e outros à leitura de poesia. Apreciadores e curiosos entram em contato com os escritores com mais facilidade e acabam lendo fragmentos em seus sites e blogs para, talvez, buscarem seus livros.