Os alunos têm entre 10 e 11 anos e chegam cheios de energia para conhecer o Espaço de Educação Ambiental disponibilizado há três anos na antiga Fazenda Santa Terezinha, que hoje faz parte do campus de pesquisa da Embrapa Soja. Há dois anos a instituição mantém parceria com a Folha Cidadania, levando conhecimento sobre educação ambiental a centenas de crianças. Na última quarta-feira, foi a vez de 25 alunos da Escola Municipal Cecília Meireles, de Cambé, conhecerem o projeto que integra o programa Embrapa & Escola.

Após um bate-papo introdutório sobre as atividades que iriam realizar, os alunos puderam conhecer a Tulha de Café, um espaço que preserva fotos históricas sobre o auge e a decadência da produção cafeeira no Paraná há cerca de 30 anos. Além disso, objetos antigos, como o ferro de passar a brasa, encerador, moringa e peneiras para abanar o café puderam ser conferidos pelos alunos.

Sob olhares atentos, o coordenador do programa Embrapa & Escola, Fábio Rogério Ortiz, falou sobre a prática da derriça do café (retirada manual dos grãos de café dos galhos), que muitas vezes chegava a ter a participação das crianças. O trabalho de limpar o café com as peneirasá - para ''abanar'' os grãos, tirando pedaços de palha e outras impurezas - pareceu fácil, mas a primeira impressão mudou logo que foram informados que era comum serem colocados de 10 a 15 quilos de café na peneira a cada vez. ''Era um trabalho difícil, esses trabalhadores tinham as mãos cheias de calos e devemos sempre lembrar que a nossa cidade e região foi construída com o esforço e dedicação dessas pessoas'', ressaltou.

Leia a reportagem completa de Ana Paula Nascimento em conteúdo exclusivo para assinantes da FOLHA.

Leia Também:

ENQUETE - Qual a sua opinião sobre a visita?

LEITURINHA - A primeira dor - Em ''O Matador'', Wander Piroli narra a história de um garoto que conhece, pela primeira vez, o sofrimento