Orquestra Sinfônica da UEL: repertório com composições de Haydn estão no programa de domingo, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi
Orquestra Sinfônica da UEL: repertório com composições de Haydn estão no programa de domingo, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi | Foto: Anderson Coelho



A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) completa, este mês, 33 anos de existência. Celebrando esta data e também a abertura da temporada Ouro Verde 2017, a OSUEL realiza um concerto especial no domingo (19). Na ocasião haverá também a cerimônia de lançamento da Logomarca Oficial da OSUEL com a presença da Reitora Profª Drª Berenice Quinzani Jordão. A Logo é uma criação do escritório de design gráfico studioOpz, parceiros da Orquestra para a elaboração de materiais previstos em projetos aprovados pela Lei Rouanet.

As parcerias, no geral, têm sido muito importantes para o funcionamento da Orquestra, principalmente no que se refere ao baixo número de músicos atuando na orquestra atualmente. De um efetivo que já contou com 70 músicos, no auge de sua atuação, hoje fazem parte do efetivo apenas 38 músicos. Esse número é devido à não-reposição de integrantes que saíram pelos mais diversos motivos como aposentadoria, pedidos de demissão e falecimento. Apesar de concursos realizados para preenchimento das vagas, até o presente momento os aprovados não foram nomeados.

O concerto será conduzido pelo Diretor Artístico e Maestro Titular da OSUEL, Alessandro Sangiorgi, com arranjos elaborados por Vitor Gorni e Gilberto de Queiroz. O programa prevê a Sinfonia nº 6 "Le Matin" e a nº 7 "Le Midi" , de Haydn, uma série com presença de instrumentos solistas. Na sequência a OSUEL apresentará o concerto para Cordas e Percussão de Camargo Guarnieri - obra que teve sua estreia há exatos 40 anos, e que traz elementos tipicamente nordestinos com melodias típicas do repente e da embolada. Para finalizar, a OSUEL reprisará o Concerto para Cordas e Piano Obbligato de Ernest Bloch. Além disso, o evento conta também com a apresentação especial da Banda Marcial Marcelino Champagnat. O concerto tem início às 10h30, no Cine Com-Tour /UEL. A entrada é gratuita.

Serviço:
Abertura da Temporada de Concertos Ouro Verde 2017
Data: Domingo (19)
Horário: 10h30
Local: Cine Com-Tour/UEL
Entrada Gratuita