Algumas pessoas vivem com tamanha intensidade a ponto de suas obras tornarem-se imortais. É o caso de Elis Regina. Autêntica, relevante e atemporal, fora reconhecida em vida nacional e internacionalmente pelo seu talento. Faleceu no início da década de 80 e, até os dias atuais, renova admiradores.

Para as diferentes gerações de fãs da artista, uma boa nova: no dia 27 de março, no Bar Valentino, João Marcello Bôscoli e Julio Maria, apresentam o talk show "Elis: todos os segredos." O filho e o biógrafo de Elis Regina, respectivamente, chegam a Londrina para uma noite de memórias afetivas, provocações críticas e análises sobre a obra de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. O evento será às 20h e o couvert é R$ 30. Os ingressos podem ser comprados antecipadamente na plataforma Sympla

Com conhecimento aprofundando sobre a vida e obra de Elis, a proposta dos experts é a de receber o público com histórias inéditas e outras que poucos sabem sobre a Pimentinha. João Marcelo é produtor musical e tinha 11 anos quando a mãe se foi. Julio, o biógrafo, é repórter e crítico de música há 30 anos, autor da premiada biografia "Elis Regina: Nada Será Como Antes."

Durante a noite, histórias com humor, drama, profundidade, quedas, vitórias e revelações sobre Elis - ainda que transcorridos 42 anos de sua morte. O bate-papo levanta novas reflexões sobre a trajetória da cantora, como sua recente ‘aparição’ em um comercial da Volkswagem, analisa o impacto de sua presença na MPB e tenta entender o que a torna uma força de energia constante e renovável.

Audições de trechos de canções como Bala com Bala, Como Nossos Pais, Folhas Secas, Romaria, Águas de Março, As Curvas da Estrada de Santos, Tiro ao Álvaro, Atrás da Porta e Velha Roupa Colorida apontam exatamente onde Elis foi genial. Os recursos vocais, as diversas formas de interpretação, a facilidade em navegar por vários estilos, as gravações nas quais ela levou a vida que vivia para o estúdio.

UMA GRANDE VOZ

João Marcello e Julio Maria refletem sobre o que faz com que Elis siga como uma das maiores vozes de todos os tempos. Da origem humilde em Porto Alegre ao trágico fim em um apartamento em São Paulo, sua trilha é percorrida por meio de canções e de paixões. A mulher que lançou Gilberto Gil, Ivan Lins, João Bosco, Fagner, Belchior, Milton Nascimento e tantos outros artistas conseguia provocar em suas aparições, para além de uma experiência musical, uma sensação de assombro. Era preciso voltar à plateia para sentir aquilo de novo, mais de uma vez.

João Marcello Bôscoli, 53 anos, é produtor musical, comunicador e empresário. Filho de Elis e do compositor Ronaldo Bôscoli, é irmão de Maria Rita e Pedro Mariano (que têm como pai o músico Cesar Camargo Mariano). Apresenta o programa Sala de Música, na Rádio CBN, e colabora com várias revistas e jornais escrevendo artigos sobre música. Cantou e tocou bateria pela primeira vez aos 11 anos no disco Comissão de Frente e trabalhou com Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Lenine, Jorge Ben Jor, Elza Soares e Arnaldo Antunes. Em 1997, fundou a própria gravadora, Trama, que mantém hoje como estúdio, ao lado do sócio André Szajman.

O jornalista e crítico musical Julio Maria é autor da biografia "Elis: Todos os Segredos"
O jornalista e crítico musical Julio Maria é autor da biografia "Elis: Todos os Segredos" | Foto: Divulgação

Julio Maria, 51 anos, é jornalista, crítico de música e biógrafo. Atuou por 27 anos como repórter e editor dos jornais Jornal da Tarde e O Estado de S.Paulo. Escreveu as biografias "Elis Regina: Nada Será Como Antes" (lançada em 2015), vencedora do Prêmio APCA, e "Ney Matogrosso: A Biografia" (de 2021), finalista do Prêmio Jabuti. Colabora com publicações musicais escrevendo críticas e reportagens sobre personalidades do meio artístico e prepara uma nova biografia. É autor também dos livros "Palavra Cruzada: O Jogo da Entrevista" (2019), com 50 das melhores entrevistas feitas para o Jornal da Tarde no início dos anos 2000, e "Santificado Est – Frei Galvão", sobre a história do primeiro homem brasileiro santificado pelo Vaticano.

SERVIÇO:

"Elis: todos os segredos"

Por João Marcello Bôscoli e Julio Maria - show e noite de autógrafos

Quando: quarta-feira (27), às 20 horas

Valor: R$ 30 no Sympla

Onde: Bar Valentino - R. Pref. Faria Lima, 486 - Jd. Itamarati, Londrina - PR, 86061-320