Semana Flamenca de Londrina movimenta a cidade com mostra musical, palestras, workshops e apresentações de dança
Semana Flamenca de Londrina movimenta a cidade com mostra musical, palestras, workshops e apresentações de dança | Foto: Fotos: Gustavo Carneiro



Arte que nasceu há mais de cinco séculos na Andaluzia, sul da Espanha, a cultura flamenca ultrapassou os limites geográficos e ganhou o mundo. Tanto que, desde 2010, é considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Fortemente influenciado pela cultura cigana e com raízes na cultura mourisca e árabe, seja pela música, instrumentos ou movimentos característicos da dança, a fusão cultural do flamenco encanta e contagia pelo seu conjunto: batidas dos pés, palmas, castanholas, voleios das saias, fortes acordes da guitarra e canto específico. Não à toa, cada vez mais pessoas procuram as aulas de dança e música flamencas como atividade física e cultural.

Pensando neste público crescente, inclusive em Londrina, a professora de dança flamenca Ana Paula Minari, em parceria com o músico flamenco Ozir Padilha, decidiram criar a Semana Flamenca de Londrina, uma semana inteira dedicada ao estudo e à divulgação dessa cultura rica. Assim, promovem mostra musical, palestras, exposições, workshops e apresentações de dança, ocupando vários espaços da cidade e, ao mesmo tempo, atraindo o público flamenco de várias cidades do Paraná numa grande celebração de arte e cultura. A partir desta terça-feira (16), começa a segunda edição do evento, que segue até o dia 21 de maio. As inscrições para os workshops devem ser feitas antecipadamente por e-mail ou telefone.

Além das diversas atividades gratuitas e abertas ao público, segundo a coordenadora Ana Paula, um dos pontos altos da Semana Flamenca são as apresentações dos convidados especiais, profissionais flamencos brasileiros com renome internacional. "Depois do sucesso da edição passada, este ano, no dia 20 de maio, haverá o show "Tributo a Gipsy Kings" com a participação do 'bailaor' Fábio Rodriguez, o guitarrista Micael Pancrácio e o percussionista João Paulo Drumond, que também vão encerrar o evento com o grande espetáculo "Flamenco 2", no dia 21 de maio, às 20 horas, no Teatro Mãe de Deus." No mesmo dia, na abertura, acontecem apresentações com alunos da Cia Flamenca Ana Paula Minari e Mostra Paranaense de Arte Flamenca. Todos acompanhados de som ao vivo dos músicos.

Imagem ilustrativa da imagem Olé para a dança