Hermeto Pascoal com seu grupo: novo CD duplo conta com 18 faixas autoriais
Hermeto Pascoal com seu grupo: novo CD duplo conta com 18 faixas autoriais



Após um hiato de 15 anos sem lançar um disco de estúdio com seu próprio grupo musical, Hermeto Pascoal volta ao mercado discográfico com o álbum duplo "No Mundo dos Sons." Produzido pelo Selo Sesc, o novo trabalho do compositor, arranjador e multi-instrumentista reúne 18 faixas autorais, muitas delas compostas em homenagem a amigos como Tom Jobim, Astor Piazzolla e Miles Davis, entre outros. Aclamado pela crítica especializada, o repertório do disco é apontado como reflexo do auge criativo que o músico alagoano que ganhou projeção internacional atravessa aos 81 anos de idade.

Popularmente conhecido como o "bruxo dos sons", Hermeto assina a direção musical e os arranjos do novo álbum que foi gravado em fevereiro deste ano no estúdio Gargolândia, em São Paulo. Na produção do disco lançado pelo Selo Sesc, Pascoal é acompanhado de seu grupo que tem como integrantes o baixista Itiberê Zwarg, o baterista Ajurinã, o pianista André Marques, o flautista e saxofonista Jota P, e o percussionista Fábio Pascoal, filho do artista. Além de compor todas as faixas do disco, Hermeto mostra toda a sua virtuose tocando com maestria apitos, escaletas, berrantes, teclados, chaleiras, colheres e piano.

A genialidade nada protocolar do multi-instrumentista albino se faz presente no repertório do álbum gerado em tons afetivos. As homenagens prestadas pelo músico são expostas nos títulos das canções. O set list conta com faixas como "Viva São Paulo", "Para Miles Davis", "Viva Piazzolla", "Forró da Gota para Sivuca", "Carlos Malta Tupizando" e outras. Algumas foram compostas por ele há mais de 30 anos, mas só gravadas agora.

Autodidata e livre de rótulos, Hermeto ganhou notoriedade internacional e respeito dos maiores músicos do planeta que enaltecem o experimentalisto, a excelente capacidade de improviso e o processo criativo totalmente intuitivo do brasileiro. Em maio deste ano, o alagoano recebeu o título de doutor honoris causa pela New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos.

Apesar do longo período longe dos estúdios com seu grupo, o músico nunca deixou de produzir. Nesse intervalo de 15 anos, gravou trabalhos em duo, compôs e fez shows. Lançou em 2010 o CD Bodas de Latão, em duo com Aline Morena, comemorando sete anos de união na vida e na música. Esse CD contém duas faixas multimídia. Atualmente, Hermeto Pascoal tem feito shows dentro e fora do Brasil com cinco formações: Hermeto Pascoal e Grupo, Hermeto Pascoal e Aline Morena, Hermeto Pascoal Solo, Hermeto Pascoal e Big Band e Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica.

Imagem ilustrativa da imagem O novo caldeirão do bruxo albino
| Foto: Fotos: Reprodução



Serviço:
Hermeto Pascoal e Grupo – CD No Mundo dos Sons
Gravadora - Selo Sesc
Preço médio – R$ 30