Criança gosta de lugares abertos. Criança adora brincar em praças e jardins. Adora correr, subir e pular.

As crianças de uma antiga cidade eram assim. Gostavam de brincar nos jardins do palácio do gigante. Adoravam correr pela grama e admirar as flores. Amavam subir nas árvores e admirar os pássaros cantando. Gostavam de pular, subir e correr.

Certo dia o gigante acabou com toda a brincadeira. Irritado ao ver crianças demasiadamente felizes em seu jardim, proibiu a presença delas no local. Construiu um enorme muro e encheu de placas dizendo: “Proibida a entrada de crianças”.

Sem as crianças, de um dia para outro, o jardim ficou triste. Ficou escuro e sem sol. Ficou frio e chuvoso. As flores deixaram de brotar, os pássaros pararam de cantar.

O gigante permaneceu um tempo reclamando da tristeza e da frieza de seu jardim. Não entendia o que estava acontecendo. Colocava a culpa no inverno que não partia e na primavera que nunca chegava.

Infelizes, sem o jardim para brincar, certo dia as crianças resolveram fazer um pequeno buraco no muro. E desobedecendo as ordens do gigante, voltaram a brincar nos jardins do palácio.

Com a presença das crianças, rapidamente o local reconquistou a beleza perdida. O sol reapareceu, as flores se abriram e os pássaros voltaram a cantar. E o gigante então entendeu aquilo que não conseguia ver: a vivacidade do jardim dependia da alegria das crianças.

Essa história de crianças e gigantes foi criada pelo escritor irlandês Oscar Wilde 150 anos atrás. Ela está em detalhes em “O Gigante Egoísta”, livro infantil publicado pela editora Ciranda Cultural com ilustrações de Flávio Fargas.

Mas a história de Oscar Wilde (1854 – 1900) segue em frente. Tocado pela transformação que as crianças promovem em seu jardim, ele derruba os muros e deixa o lugar livre para todos os pequenos. E chega até viver uma experiência mística, com uma das crianças que brincam no jardim, uma experiência inspirada na mitologia cristã.

Imagem ilustrativa da imagem O egoísmo e a alegria de compartilhar
| Foto: Divulgação

SERVIÇO:

“O Gigante Egoísta”

Autor – Oscar Wilde

Ilustrações – Flávio Fargas

Tradução – Samara Buchweitz

Editora – Ciranda Cultural

Páginas – 32

Quanto – R$ 39,90