Imagem ilustrativa da imagem O caos de cada dia
| Foto: Marcelo Almeida/ Divulgação
"Artista em Fuga": neuroses afloram enquanto um escritor escapa do mundo real



Um dos mais representativos grupos teatrais da atualidade, a Companhia Marcos Damaceno é destaque na programação 48º Festival Internacional de Londrina (Filo) na noite de hoje e amanhã. Nas duas sessões que têm início às 19 horas, a premiada troupe curitibana apresenta no Teatro Zaqueu de Melo a peça "Artista de Fuga". Na montagem, o mestre do ilusionismo Houdini é o alter ego de um escritor em crise, afogado no caos, que se refugia em espaços mentais onde imagina que possa encontrar o lugar ideal para a construção de sua pretensa obra-prima, um romance eternamente inacabado. Entre o trágico e o patético afloram as neuroses de uma mente já quase alheia ao mundo real.
A encenação de "Artista de Fuga" segue a linha da dramaturgia contemporânea, e com tratamento do texto nas vozes dos atores como elemento primordial. Um belo cenário abriga três personagens entre paredes negras repletas de frases escritas com giz. O som da canção "Space Oddity", de David Bowie, dá o clima para o começo do espetáculo. É neste ambiente que o escritor ansioso por natureza e angustiado desde sempre com o mundo ao qual pertence, se pergunta se é possível escapar da morte, tentando fugir da própria vida banal. Procrastinador crônico, ele nunca dá conta de seus compromissos, dos prazos, do tempo, das contas a pagar, dos relacionamentos, afetivos ou profissionais.
A montagem foi sucesso na temporada teatral brasileira de 2015 e conta no elenco com Paulo Alves, Eliane Campelli e Rosana Stavis, atriz e cantora, estrela em ascensão no teatro brasileiro. Escrita e dirigida por Marcos Damaceno, a partir de texto de Guto Gevaerd, "Artista de Fuga" traz uma direção de arte bem cuidada, música primorosa de Guto Gevaerd e iluminação do premiado Beto Bruel.
A companhia de Marcos Damaceno tem em seu currículo espetáculos de grande repercussão nacional. Já se apresentou em mais de 100 cidades de todas as regiões do país e foi indicada aos principais prêmios do teatro brasileiro, incluindo Prêmio Shell, Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e Aplauso Brasil.

Serviço:
"Artista de Fuga" com a Cia Marcos Damaceno
Quando – Hoje e amanhã, às 19 horas
Onde – Teatro Zaqueu de Melo (R. Rio de Janeiro, 413)
Quanto – R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)