São Paulo - A documentarista Ana Rieper e sua equipe assumiram a função de ''garimpeiros de histórias de amor'' na jornada deles pelo interior de cidades nordestinas, em 2010, para a realização de ''Vou Rifar Meu Coração''. O filme, lançado recentemente em circuito nacional, mescla essas histórias românticas que têm a ver com o universo do cancioneiro brega brasileiro com o depoimento de artistas que entoaram essas canções.
Estão ali os comentários de Wando (morto em 8 de fevereiro), Odair José, Amado Batista, Lindomar Castilho - responsável pela música a que se refere o título do filme -, Nelson Ned, Walter de Afogados e Rodrigo Mell, este representando a nova geração do estilo musical.
Amor, paixão, solidão e traição são os temas que, assim como nas canções desse gênero, permeiam as histórias do documentário. Tal qual a música de ''Odair José Eu Vou Tirar Você Desse Lugar'' - que está na trilha sonora -, é o caso de amor encontrado pela diretora. A mulher era uma prostituta e o futuro marido, um cliente. Foi amor à primeira vista. No depoimento do casal, que já tem dois filhos, o rapaz aparece jurando amor eterno a ela. ''É muito difícil encontrar um amor tão declarado e de um casal junto há tanto tempo, uma coisa tão apaixonada e tão pura'', comenta Ana. ''E particularmente no caso deles, que têm uma história cercada por tabus sociais.''
O documentário pretende tratar do imaginário romântico, erótico e sentimental do brasileiro tendo como mote essas canções de apelo mais popular. Esse ponto de vista foi motivado pela vontade da diretora de sempre falar a respeito da intimidade e de temas absolutamente pessoais em seus trabalhos. Agora, com Vou Rifar Meu Coração, ela considera que ''acertou na mosca''.