Quando criança, Laís Marques da Silva já gostava de fazer teatro na igreja
Quando criança, Laís Marques da Silva já gostava de fazer teatro na igreja | Foto: Guilherme Garrote/ Divulgação



Laís Marques da Silva nasceu em Londrina. Fez aulas de teatro na Funcart e é bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Já apresentou espetáculos no FILO 2012 – Festival Internacional de Londrina, no 6º ECOH – Encontro de Contadores de Histórias de Londrina e na 34ª e 35ª Semana Literária do SESC Londrina. Em 2013, circulou com uma cena curta nas escolas municipais de Londrina e Cambé, informando e conscientizando a comunidade acerca da instalação e da utilização do gás natural. A partir daí, fundou a Cia Kiwi de Jaqueta, com a qual é atriz e produtora e apresenta os espetáculos infantis "A Abóbora Menina" e "Visitando Manoel de Barros: Um Passeio Com a Nuvem Feliz". Em 2016 desenvolveu o projeto "Cia Kiwi de Jaqueta nas Escolas" aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), circulando com os dois espetáculos da Cia em 8 escolas municipais de Londrina.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança?
Gostava de aprender matéria nova e de passar o intervalo na biblioteca, por causa do silêncio.

Qual a melhor lembrança desse período de escola?
Gosto muito de lembrar a época em que a professora Sara, na escola Willie Davids, guiou uma leitura em grupo de "Dom Casmurro" na aula. Era bonito ver a turma interessada na história e ela auxiliando na compreensão do texto.

Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?
Gostava mais de Português, de escrever redações. Gostava menos, bem menos, de Física e Química.

O que você gostava de comer na hora do recreio?
A merenda do Maria Carmelita e do Barão do Rio Branco eram deliciosas. Mas também gostava daqueles salgadinhos de pimenta que vendiam na cantina. No Willie Davids tinha um rissole de presunto e queijo... maravilhoso!

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?
Na 4ª série, no Maria Carmelita, briguei com um colega e minha mãe foi chamada na escola. Fiquei com vergonha. No mesmo ano, eu e uma amiga ficamos cantando no banheiro, com as torneiras abertas, fizemos uma bagunça e molhou o banheiro inteiro. A diretora levou pano e rodinho pra gente secar.

Suas notas eram boas? Qual a disciplina que ia melhor?
Em geral, as notas eram boas. Lembro-me de uma nota abaixo da média, em Matemática. Eu ia bem em Português.

Já gostava de atuar quando criança?
Na verdade, eu era bem tímida no período da escola. Mas gostava de fazer teatro na igreja, na Nossa Senhora da Paz.

Quais eram os atores e programas preferidos nessa época?
Gostava muito de Castelo Rá-Tim-Bum! O personagem Zequinha era o preferido. Também gostava de Chiquititas e do filme do Menino Maluquinho. Acho que aluguei a fita e assisti umas sete vezes.

Quando criança, imaginava que teria essa profissão?
Não. Cada ano tinha uma descoberta e uma vontade nova. Já quis fazer tanta coisa. Uma época queria ser programadora e desenvolver softwares.