Médica, atriz, dramaturga, professora, vice-reitora, mulher. A multifacetada Nitis Jacon, ex vice-reitora da UEL e fundadora do Filo (Festival Internacional de Londrina) será lembrada em homenagem póstuma neste domingo (10), no SESC Cadeião. O encontro é gratuito e será realizado das 16h às 18h.

Reunindo a educadora e atriz Mira Roxo, a professora da UEL Sonia Pascolati e a jornalista Célia Musilli, o encontro faz parte da programação SESC Mulheres, que discute o protagonismo da mulher no campo das artes e da cultura.

Falecida no dia 19 de dezembro de 2023, aos 88 anos, Nitis era considerada uma "mulher de todas as artes" e marcou profundamente a cultura de Londrina.

O Filo, criação da médica que também era atriz e diretora de teatro, é um dos maiores eventos culturais da cidade, reconhecido em todo o País. Ao longo de suas décadas de existência, trouxe a Londrina grandes expressões do teatro nacional e internacional, além de ter contribuído de forma decisiva para a formação cultural da cidade.

Espetáculos de teatro, exposições artísticas, apresentações ao ar livre, performances, intervenções urbanas, entre outras atrações, como o evento musical Cabaré do Filo, fazem parte da história do festival.

Sonia Pascolati, Mira Roxo e Célia Musilli participam neste domingo (10) da homenagem a Nitis Jacon resgatando memórias e experiências sobre a trajetória da criadora do Filo
Sonia Pascolati, Mira Roxo e Célia Musilli participam neste domingo (10) da homenagem a Nitis Jacon resgatando memórias e experiências sobre a trajetória da criadora do Filo | Foto: Karine Silva/ Divulgação

Sonia Pascolati, professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da UEL, é autora do livro “Bodas de Café – Nitis Jacon Araújo Moreira e Grupo Proteu”, lançado em 2019 pela Editora da UEL (Eduel). No encontro deste domingo, Sonia vai abordar as atividades de Nitis como diretora do grupo Proteu, e falar do espetáculo que marcou as comemorações dos 50 anos de Londrina e foi apresentado ao público em dezembro de 1984, no Teatro Ouro Verde.

Mira Roxo, ex-integrante do Proteu, foi diretora do Seta Nossa Escolha, uma escola hoje transformada em centro cultural, cuja sala de teatro se chama Nitis Jacon. No encontro, Mira pretende relembrar os anos de amizade que cultivou com Nitis e suas experiências de trabalho no grupo Proteu.

Célia Musilli, editora da Folha2, caderno de cultura da Folha de Londrina, vai relembrar a contribuição do Filo para a cultura da cidade. Segundo ela, a vanguarda do teatro europeu, latino-americano e nacional chegou a Londrina por conta da visão avançada de Nitis no seu modo de fazer cultura, projetando a importância das artes não só nas salas de espetáculos, mas irradiando conhecimento para toda a comunidade, incluindo-se aí inserções nas periferias e junto aos movimentos sociais num processo artístico e também político.

Na sexta-feira (8) , as três convidadas também participaram de entrevista à apresentadora Patrícia Zanin na Rádio UEL FM para falar da trajetória de NItis Jacon.

SERVIÇO

Local: SESC Cadeião (R. Sergipe, 52 - Centro, Londrina)

Quando: domingo (10), das 16h às 18h

Ingressos: entrada gratuita

Mais informações: SESC Cadeião: (43) 3572-7700

* Supervisão Célia Musilli/ Editora

* Com informações de O Perobal - Agência de Notícias da UEL