O Coral Santa Cecília é um dos que participam do concerto na Catedral
O Coral Santa Cecília é um dos que participam do concerto na Catedral | Foto: Divulgação



Tradicionais canções sacras natalinas de várias nacionalidades integram o programa do Concerto de Natal da Catedral. O evento chega a terceira edição reunindo nesta quarta-feira (13), às 20 horas, no átrio da igreja, uma orquestra de câmara, solistas e corais. A apresentação terá regência do maestro Luiz Fontanari.

Dentre as atrações do concerto estão o Coral Santa Cecília, com 25 integrantes, a participação especial do Coral União, da Paróquia São José, da Igreja Matriz de Rolândia, com 24 integrantes, uma orquestra de câmara com violinos, violas, violoncelos, contrabaixos e flauta. O espetáculo contará ainda com dois solistas convidados, a cantora Cindy Ferrarezi e o organista, Paulo Damasceno, idealizador do espetáculo promovido pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que tem como Pároco, Mons. Bernard Carmel Gafá.

O concerto será aberto com a obra "Overture, de L`Orfeo (Toccata e Ritornello)", de Cláudio Monteverdi. O programa traz ainda "La Vergine degli Angeli", da ópera "La Forza del Destino", escrita pelo compositor Giuseppe Verdi e "Jesus Nasceu", de George Frideric Handel. O público ouvirá também tradicionais canções sacras de origem francesa, inglesa, alemã e brasileira e ainda composições de Jacques-Louis Battmann, Jacob Arcadelt, John Henry Hopkins, Jacques Berthier, Felix Mendelssohn Bartholdy e Adolph Adam.

A tradicional canção alemã "Maria durch ein' Dornwald ging" (Maria atravessou um bosque de espinhos) terá a voz de Cindy Ferrarezi, como solista. As estrofes da música descrevem a caminhada de Maria com a criança (Jesus) sob seu coração e referem-se à visita de Maria a Isabel, conforme registrado no Livro de Lucas. Os espinhos do bosque são símbolo de fertilidade e morte, que começam a florescer durante a passagem de Maria com a criança Divina.

Cindy Ferrarezi iniciou seus estudos de música ainda criança com o seu pai, o violonista José Ulisses Ferrarezi. Estudou canto e teclado, este último com Meiry Contadini que a incentivou na condução musical de missas na cidade de Porecatu. Em Londrina, participa ativamente nas atividades musicais de diversas paróquias e capelas da Arquidiocese desde 2009. Paulo Damasceno é organista titular da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2001 e também atua como organista do Coral União. Criou e dirigiu em 2007, o concerto que deu origem a Série "Concerto de Natal na Catedral". Iniciou seus estudos de órgão em 1987, em Londrina, com a professora Tânia Azevedo, dando continuidade com a professora Anelise Luck.

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina foi fundado em 1936, conta atualmente com 32 integrantes e é o coral mais antigo do Paraná. Recebeu da Câmara Municipal de Londrina, em 1991, a Comenda Ouro Verde, como reconhecimento pelos "58 anos de dedicação à arte musical em Londrina" e foi destaque em diversos concursos e Festivais de Corais. O Coral União da Paróquia São José da Igreja Matriz de Rolândia foi fundado em 1959 pelo Pe. Francisco Flogia. Atualmente conta com 28 integrantes e participa das atividades da paróquia, além de eventos, festivais de coros e apresentações em outras paróquias da Arquidiocese. O maestro
Luiz Fontanari é regente e pianista com graduação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desenvolve amplo trabalho de regência de coros ministrando cursos e oficinas de regência para coros adulto e juvenil. Atua como regente titular do Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Londrina desde 2009.

Serviço:
Coral de Natal da Catedral
Quando – Quarta-feira (13), às 20 horas
Onde – Catedral Metropolitana de Londrina
Gratuito