Quando surgiu na década de 50, o rock and roll foi demonizado como a trilha sonora do inferno. Hoje em dia, já assimilado por todos os setores da sociedade, tornou-se veículo até para a transmissão de mensagens cristãs.
É o que mostra o Hallel, evento católico marcado pela evangelização através da música e cuja sétima edição acontece neste domingo em Londrina. A banda Rosa de Saron, de hard rock, será uma das atrações na programação que começa às 8h e segue até as 22 horas no Parque Ney Braga.
A entrada para o evento é 1 kg de alimento não perecível ou uma fralda geriátrica. ''A previsão é de um público de 100 mil pessoas, o mesmo do ano passado, que foi uma estimativa da Polícia Militar a partir da quantidade de sacos de alimento e fraldas arrecadadas'', diz Josiane de Oliveira, uma das organizadoras.
O Rosa de Saron, nome mais conhecido fora do segmento cristão, é de Campinas (SP). Surgiu em 1994, dentro da Renovação Carismática Católica. De lá para cá, emplacou sucessos tanto nas rádios religiosas quanto em emissora seculares. Em 2010, foi indicado ao Grammy Latino e ao 1º Prêmio de Música Digital.
No ano passado, esteve em Londrina participando do ''Londrina Connect''. Além deles, o público assistirá a shows de Adriana, The Flanders, Genesis, Frei Zeca, Trilhas do Céu, Sobiyyah e outros nomes locais e nacionais. À noite os jovens participam do SacraBeats, balada de música eletrônica. As crianças, por sua vez, serão recebidas no Hallel Kids.
Os organizadores aguardam a presença de 5 mil pequenos no módulo, que terá shows dos grupos Pescadores Kids (londrinense com dois CDs lançados) e de O Anjo Janjão, da Comunidade Canção Nova. Também foram anunciadas oficinas de evangelização, pintura e desenho, além de recreação com livros infantis, brinquedos e área para a prática de tirolesa, slackline, parede de escalada e labirinto.
Ao todo, o Hallel terá 10 módulos espalhados pelo Parque Ney Braga reunindo shows, pregações, orações e atividades variadas. Contará com dois palcos, ambulatório médico, praça de alimentação, banheiros químicos e estrutura de segurança. A festa tem início com a chegada de Nossa Senhora Aparecida, vinda de helicóptero, diretamente da Basílica Nacional, que fica em Aparecida (SP).
A imagem chegará por volta das 8 horas, percorrendo a multidão até o palco, onde haverá uma bênção especial, que deve ser dada pelo arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes. Às 15 horas, todos os módulos param suas atividades para a missa, que será realizada no palco central, presidida pelo arcebispo ao lado de dom Albano Cavallin.

Serviço:
- Hallel 2012
Quando - Amanhã das 8h às 22 horas
Onde - Parque Ney Braga (Av. Tiradentes, 6.275), em Londrina
Quanto - Entrada franca
Informações - (43) 3378-2000 ou 3357-1405