Teve início na última segunda-feira (19), a 10ª Primavera dos Museus, temporada cultural promovida pelos museus brasileiros em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Londrina, as atividades estão sendo realizadas através do Museu de Arte de Londrina, todas com entrada franca.

Uma das ações é a exposição de arte coletiva "Passageira 16", que conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). O projeto surgiu com o propósito de ocupar o espaço do Museu de Arte de Londrina e abordar sua existência através de propostas que dialogam diretamente com o espaço.

Com o tema "O edifício como curador", oito artistas foram selecionados para participar com projetos pensados, exclusivamente, para os espaços do edifício de Vilanova Artigas. A exposição fica aberta ao público até o dia 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18 horas.

A programação municipal da Primavera dos Museus inclui ainda a exibição de curta-metragem sobre o artista plástico Paulo Menten, conhecido pelas suas xilogravuras. A exibição ocorre no Museu de Arte de Londrina, nesta quarta-feira (21), às 15 horas.

No Centro Cultural Lupércio Luppi, da região norte, acontece a exposição de Desenhos das Crianças de Nishinomiya, cidade japonesa coirmã de Londrina. São cerca de 20 trabalhos expostos, abertos ao público em geral. O local funciona das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira.

Primavera dos Museus

Nesta edição, o evento conta com a participação de 753 instituições, que realizarão 2.080 eventos em todo o País, com o tema "Museus, Memórias e Economia da Cultura".A programação conta com exibição de filmes, visitas guiadas, palestras, rodas de conversa, abertura de exposição, dentre outras atividades.

O tema escolhido para este ano destaca o importante papel social desempenhado pelos museus na promoção de trocas simbólicas, culturais, de saberes e de experiências, assim como sua contribuição para a dinamização da cadeia produtiva da cultura de modo sustentável.