Geralmente a alegria aparece do nada, como algo inesperado. Um sentimento que acontece de repente e toma conta de tudo.

Um sorvete que aparece em nossas mãos. Um presente que surge diante de nós. Uma brincadeira que acontece diante de nossos olhos.

No livro infantil “A Alegria de Um Cachorro Com Uma Bola na Boca”, a sensação de alegria não existe sozinha no mundo. Como sentimento, ela faz parte de muitos outros sentimentos, emoções e sensações.

Quando estamos brincando de correr e caímos, e ralamos o joelho no chão, sentimos dor. Quando o machucado cicatriza, e a casquinha cai, sentimos alegria.

Sentimos uma enorme tristeza quando o nosso cachorro, em um breve momento de descuido, escapa pelo portão e se perde pelas ruas da cidade. Sentimos uma tremenda alegria quando, dois dias depois, encontramos o cachorro perdido e o levamos de volta para casa.

De autoria de Bruce Handy, a obra foi lançada pela editora Brinque-Book com ilustrações de Hyewon Yum. De maneira simples e direta, o livro revela às crianças que existem sentimentos que experimentamos antes da alegria. E outros sentimentos que experimentamos depois dela. Ou em sua ausência.

A alegria de um passeio na próxima semana pode ser precedida por um ansioso desassossego de espera. A alegria de se sentir aliviado em fazer xixi pode ser precedida pelo esforço em segurar até chegar ao banheiro.

A tristeza de perder uma avó e a alegria de uma lembrança em fazer bolo de cenoura com a receita dela. A agonia em perder a mão da mãe no shopping e a alegria no abraço de reencontrá-la.

A alegria pode ter muitos brinquedos. A alegria pode dividir os brinquedos com alguém. A alegria pode dizer “é meu”. A alegria poder dizer “é nosso”.

A sensação de alegria pode ser encontrada nas situações mais cotidianas e banais. Também pode estar nos acontecimentos mais importantes de nossas vidas. Um sentimento que só entendemos quando estamos distraídos o suficiente para perceber a alegria como forma de aconchego.

Imagem ilustrativa da imagem Livro infantil trata de pequenas alegrias e grandes sentimentos
| Foto: Hyewon Yum/ Divulgação

SERVIÇO:

“A Alegria de Um Cachorro Com Uma Bola na Boca”

Autor – Bruce Handy

Ilustração – Hyewon Yum

Editora – Brinque-Book

Tradução – Alice Sant’Anna

Páginas – 60

Quanto – R$ 59,90