Ter estilo é uma habilidade, captar o estilo é outra que demanda uma observação sensível do que as pessoas usam no cotidiano, registrando cenas, cores, tecidos, acessórios e, sobretudo, um modo pessoal de expressar a identidade, sincronizada com cada tempo.

Com este olhar, a fotógrafa Stela Alves Dohle percorreu as principais cidades do mundo e, nas últimas décadas, fez desses registros um trabalho reconhecido entre profissionais de moda, pela mídia, e entre os seguidores de suas redes sociais que apreciam o olhar tão especial sobre o que as pessoas vestem e o que isso representa.

LEIA TAMBÉM:

O Homem Crocodilo traz Arrigo Barnabé em novo filme londrinense

Nos anos 70, Stela Alves morou em Londrina, vinda da pequena cidade de Piritiba, localizada na Chapada Diamantina (BA), para estudar Comunicação Social na UEL. Quem conviveu com ela, sabe que a câmera já era inseparável, além do sorriso cativante e da ousadia que, mais tarde, a fez se lançar ao mundo para realizar o que havia decidido desde sempre: ser fotógrafa.

O resultado dessa vivência, que une a moda que vai pelas ruas a uma reflexão sobre o comportamento, poderá ser apreciado no livro "Street Style by Stela Alves", que será lançado em 27 de novembro, pela editora Aranhas Book, em edição bilíngue (inglês/ português), e que estará à venda pela Amazon.

Stela Alves: trabalho fotográfico registra o que as pessoas vestem como expressão de épocas e identidades
Stela Alves: trabalho fotográfico registra o que as pessoas vestem como expressão de épocas e identidades | Foto: Fatti Arantes/ Divulgação

Em entrevista, a fotógrafa conta que o livro é dividido por temas: "Vestidos, saias, calças, op art, pop art. t shirt, listras, florais e por aí vai", explica. Argumentando que "não queria que a publicação parecesse apenas um livro de figurinhas."

Quem conhece o trabalho de Stela através das redes sociais - @streetstylebystela - vai se surpreender ainda mais com as imagens organizadas num livro de 250 páginas que resgata pessoas, cidades, ruas, lugares e épocas, percorridos pela fotógrafa durante uma década, de 2010 a 2020. A data revela que ainda pode vir muito mais por aí, porque Stela continua de câmera na mão em busca de estilos que compõem identidades, seja em Londres, Rio, Paris ou em Düsseldorf (Alemanha), onde vive atualmente. Antes de embarcar para a Europa, ela também trabalhou no Brasil para veículos como Folha de São Paulo, Estadão e Revista Istoé.

O livro que poderá ser adquirido na Amazon, é também um registro da história, individual e coletiva, uma coleção de imagens preciosas onde a gente pode se reconhecer naquela camiseta, nos óculos ou naquele vestido florido. E também na diversidade de gêneros, etnias e corpos, num ato de identidade social e - por que não? - política.

Para a publicação, ela contou com a consultoria do jornalista baiano de moda Roberto Pires e com a direção de arte de Biah Schmidt, o texto de apresentação é da jornalista Adriana Bechara.

Para o futuro, Stela guarda ainda uma proposta estimulante: reunir em livro fotos das janelas da Bahia, um sonho antigo, tendo por objeto imagens para as quais ela também tem um olhar especial.

Quem a conhece ou a acompanha pelas redes sabe que seu olhar é a câmera que faz toda a diferença quando ela sai pelas ruas.

Imagem ilustrativa da imagem Livro de fotos traz um olhar que une estilo, diversidade e expressão
| Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Street Style by Stela, de Stela Alves Dohle

Editora: Aranhas Books

Preço: R$ 250

Onde encontrar: Amazon

Lançamento: 27 de novembro de 2023

@streetstylebystela