Marco Antonio Fabiani:autor de vários livros,agora se lança num projeto teatral tendo Faulkner como personagem
Marco Antonio Fabiani:autor de vários livros,agora se lança num projeto teatral tendo Faulkner como personagem | Foto: Ricardo Chicarelli/ 07-01-2017



Acostumado a dividir seu tempo entre a prática da medicina e da literatura, o cardiologista e escritor Marco Fabiani agora se dedica a um novo projeto. Ele escreveu um novo romance e o adaptou para o teatro. Trata-se de "Um Bourbon para Faulkner", que se baseia em uma visita do famoso escritor a São Paulo, em agosto de 1954. O projeto cultural foi aprovado pela lei Rouanet e agora se encontra em fase de captação de recursos. "Nossa intenção é conseguir lançar o livro e estrear o espetáculo ainda em Abril de 2018. Seguindo uma das delimitações da lei, o livro terá uma porcentagem da distribuição gratuita e o espetáculo contará com uma apresentação livre também", conta.
Principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei Rouanet, como é conhecida a Lei 8.313/91, instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).As pessoas físicas que contribuírem com projetos nessas áreas poderão deduzir até 6% do imposto a pagar, com base em 80% das doações e 60% dos patrocínios, enquanto as pessoas jurídicas poderão deduzir até 4% do imposto, com base em 40% das doações e 30% dos patrocínios. Assim, é permitida a dedução de até 100% do valor da doação ou do patrocínio no imposto a pagar. "É importante lembrar que a pessoa que se dispuser a colaborar não terá nenhum ônus. Trata-se apenas de destinar para o nosso projeto o imposto que já será pago, de todo modo. E, como bônus, ajudar a fomentar a cultura local."
O ator Apolo Theodoro será Faulkner no espetáculo teatral. William Faulkner foi um grande romancista norte americano do século XX. Deu voz à América rural, socialmente atrasada, seus rancores pela derrota na Guerra da Secessão, um racismo arraigado que sobreviveu à abolição. Mas seu olhar trágico sobre esse mundo vem carregado de generosidade, de combate às intolerâncias, o que deu a seus personagens e romances uma dimensão universal. Tanto que, o autor foi ganhador do prêmio Nobel em 1949. Conhecido por sua personalidade forte e humor intratável, Faulkner viveu em Oxford, Mississipi, mesmo depois de tornar-se uma celebridade. O espetáculo e o romance "Um Bourbon para Faulkner" contarão a história do autor e de sua vida. Completam o elenco Donizete Buganza, Felipe Melo, Cristine Viana e Raquel Santana. A direção será de Silvio Ribeiro.
Com 37 anos de profissão e desde 2004 aventurando-se pela seara literária, Fabiani traz em sua ficha outros quatro livros, além deste. Três de contos: "Trilhas de Fogo", "Histórias de um Norte Tão Velho" e "Contos de Pau e Pedra", além de um romance: "A Memória é um Pássaro Sem Luz", lançado em 2013.