"Gritos": a companhia franco-brasileira Dos à Deux traz à cena o teatro gestual
"Gritos": a companhia franco-brasileira Dos à Deux traz à cena o teatro gestual | Foto: Renato Mangolin/ Divulgação



Uma cabeça numa gaiola, uma mão segurando uma mala, um pé perdido em outro canto. Essas são algumas das cenas nas quais Artur Luanda Ribeiro (diretor, cenógrafo, iluminador e intérprete) e André Curti (diretor, coreógrafo e intérprete) revezam-se em uma simbiose entre bonecos-corpos, cujos membros estão soltos e espalhados pelo palco. Em um espetáculo em que não há qualquer texto por meio de diálogos ou falas, o desafio dos dois é se movimentar e comunicar apenas pelo corpo, pois ele é a própria linguagem. "Gritos", que será apresentado neste sábado (19) e domingo (20), às 20h, no Teatro Ouro Verde, na programação do FILO 2017 (www.filo.art.br), traz um ambiente onírico, vivido pelos atores e bonecos, com três histórias distintas, mas que falam abordam a mesma temática: o amor, fio condutor do que este sentimento e a falta dele acarretam.
A montagem, da companhia franco-brasileira Dos à Deux, mais do que nunca, traz à cena o conceito de teatro gestual pela união de três poemas ou ‘gritos’ metafóricos: "Louise e a Velha Mãe" (o masculino e o feminino habitando o mesmo corpo), "O Muro" (o homem cuja cabeça está no outro lado do muro) e "Amor em Tempos de Guerra" (a luta pela sobrevivência dos refugiados) que, além do amor, também falam de racismo, homofobia e menosprezo de maneira diluída e poética. "A figura do homem é o centro de tudo nesses conflitos. Com a transposição dos corpos, causa-se uma realidade em que não há divisão entre o corpo do ator, manipulador e boneco, seja na figura do feminino e masculino. A ilusão se dá pelo próprio espectador na qual são possíveis várias camadas de leitura desse balé metafísico", explica Artur Luanda.
O espetáculo Gritos foi vencedor das principais premiações de artes cênicas no país, com duas indicações para a 29ª Edição do Prêmio Shell de Teatro, quatro indicações para a 4ª Edição do Prêmio Cesgranrio de Teatro.

SERVIÇO
Gritos com Cia Dos a Deux (Rio de Janeiro/ RJ)
Quando: Sábado (19) e domingo (20), às 21h
Onde: Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Programação completa e ingressos à venda na bilheteria do FILO no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310) e pelo site www.filo.art.br