Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Habitantes do céu
| Foto: Reprodução



No passado, para encontrar pássaros silvestres, era necessário embrenhar-se no mato. Nos dias atuais isso não é mais necessário. Grande parte dos passarinhos silvestres passou a viver também nas cidades.
Em ruas, quintais, praças e fundos de vales é possível encontrar o bem-te-vi, o sabiá, o sanhaçu, a maritaca, a curruíra, o joão-de-barro, o tico-tico e outras dezenas de passarinhos.
Para apresentar algumas dessas aves às crianças, a escritora paulista Cristina Porto criou "Caderno Alado", obra que acaba de ser lançada pela editora Barbatana com ilustrações de Ricardo Costa e colagens da própria autora.
Após fixar residência num bairro tranquilo, Cristina Porto começou a presenciar uma grande variedade de passarinhos visitarem seu quintal. Entre eles estavam: bem-te-vi, tico-tico, garça-branca-pequena, joão-de-barro, periquitão-maracanã, pica-pau-do-campo, pirara-vermelha, sabiá-laranjeira, saíra-amarela, sanhaçu-cinzento e pardal.
São exatamente esses pássaros que fazem parte do livro. São as próprias aves que se apresentam, contando como vivem, do que se alimentam, como fazem seus ninhos, a maneira que cantam e outras informações. Cada um dos passarinhos também ganha um poema narrando suas características principais.
Uma das curiosidades é a grande quantidade de nomes que os passarinhos são conhecidos popularmente, dependendo da região. O canário-da-terra-verdadeiro (que possui o nome científico "Sicalis Flaveola"), por exemplo, também é conhecido como canário-da-horta, chapinha, canário-da-telha, coroinha, canário-do-campo, canário-do-chão, cabeça-de-fogo ou simplesmente canário-da-terra.
"Caderno Alado" carrega uma declaração de amor aos passarinhos que fazem parte do cotidiano das cidades sem que a população perceba.

Imagem ilustrativa da imagem LEITURINHA - Habitantes do céu



Serviço:
"Caderno Alado"
Autor – Cristina Porto
Ilustrações – Ricardo Costa
Colagens – Cristina Porto
Editora – Barbatana
Páginas – 64
Quanto – R$ 38