Quando gostamos de alguma coisa, sempre queremos estar próximo dela. De preferência, do nosso lado, bem pertinho. Queremos vê-la sempre ao alcance dos olhos, desejamos tê-la sempre ao alcance das mãos. Isso não acontece apenas quando gostamos de alguma coisa, mas também quando gostamos de alguma pessoa ou de algum animal de estimação.
O engraçado é que, por amor, podemos aprisionar as pessoas e os animais que gostamos. Podemos privá-los da liberdade em nome de nossa vontade de tê-los sempre por perto, sempre ao alcance dos nossos olhos, sempre ao alcance nossas mãos. O amor nem sempre é um instrumento de liberdade. Em alguns casos, ele pode ser instrumento de escravidão.
Pode até parecer complicado, mas um exemplo pode ajudar. Vamos imaginar que seu vizinho adora pássaros, gosta de ouvir o canto deles. Para poder ter a companhia constante das aves, ele terá que mantê-las confinadas em gaiolas. Assim, em nome do amor aos pássaros, ele terá que aprisioná-los. Privá-los da liberdade para estar próximo deles.
Nicollas van Pallandt aborda esse assunto em ''A Borboleta Azul'', livro infantil reeditado Editora Brinque-Book. Ele conta a história de Martinho, um velho urso marrom que adora borboletas e passa os dias caçando-as para sua coleção. Para tê-las ao alcance dos olhos, mantém centenas de borboletas presas em sua casa.
Um belo dia, no meio de um sonho, o velho urso vê uma borboleta maravilhosa nunca vista. Deslumbrado, realiza uma longa caçada na tentativa de capturá-la. Mas a borboleta voa muito além do que Martinho consegue imaginar e, quando acorda do sonho, percebe que a beleza da borboleta era justamente o fruto de sua liberdade. Assim, o velho urso solta todas as borboletas de sua coleção. Oferece luz e ar livre a todas elas, pois compreende que borboleta bonita é borboleta livre.
''A Borboleta Azul'' fala de algo que sabemos, mas nem sempre lembramos. Fala que macaco de zoológico tem olhos tristes. Avisa que cachorro acorrentado tem rabo melancólico. E que amor pode, em alguns casos, se transformar numa espécie de completo desrespeito ao outro.

SERVIÇO
- A Borboleta Azul
Autor- Nicolas van Pallandt
Editora - Brinque-Book
Tradução - Gilda de Aquino
Páginas - 28
Quanto - R$ 32