O jornalista e escritor Paulo Briguet conquistou o 1º lugar no Prêmio Prata da Casa, concurso nacional de crônicas, poemas e contos promovido pela Casa Brasileira de Livros.

Cerca de 3 mil candidatos participaram do concurso em três categorias: crônica, conto e poema. O texto premiado foi "A leitora espera a crônica", publicado originalmente na FOLHA, em 2019, na coluna Avenida Paraná. Pelo regulamento, não havia obrigatoriedade de ineditismo dos textos concorrentes.

"O texto que enviei é uma reflexão sobre o trabalho do cronista e sua relação com os leitores", explica Briguet. "É algo que sempre me desafiou no ofício do cronista: de que modo o meu trabalho pode atingir o coração do leitor. E uso aqui a palavra 'coração' no sentido bíblico, e não no sentido romântico. Na Bíblia, o coração simboliza o centro da consciência", completa.

O jornalista conta que escreve crônicas há mais de 35 anos, "desde os tempos de estudante" e reitera sua admiração por grandes cronistas brasileiro, em especial Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, José Carlos Oliveira e Nelson Rodrigues. "No fundo, acredito que a crônica é um gênero que está mais próximo da poesia do que do conto", diz. Além do reconhecimento literário, Briguet receberá também uma premiação em dinheiro pelo primeiro lugar no concurso.