Filmes reeditados e exibidos no formato de microsséries são cada vez mais comuns na programação da Globo. Neste sentido, a nova aposta da emissora é o longa "Serra Pelada", dividido em quatro capítulos e intitulado "Serra Pelada - A Saga do Ouro". Além das cenas mostradas no cinema, serão adicionados takes inéditos. "No processo de montagem, temos de fazer escolhas por conta do tempo do filme. Existem cenas muito boas que nos põe diante de um dilema", explica o diretor Heitor Dhalia, que aproveitou para adiantar o principal nome das sequências extras, a atriz Sophie Charlotte, que dá vida a Tereza, uma ex-prostituta e noiva do mais poderoso fazendeiro local, Carvalho, de Matheus Nachtergaele.
Apesar do drama ser fictício, seu "pano de fundo" é baseado em uma história real. Para construir o cenário do "formigueiro humano" que foi Serra Pelada na década de 1980, foi preciso um estudo aprofundado dos meios de comunicação da época. "Não existem registros históricos do que aconteceu. É uma história, de certo modo, recente. Tivemos auxílio da comunicação de massa da época: o jornal e também a televisão, que já obtinha grande alcance do público", conta Heitor Dhalia.
A preparação dos atores também foi baseada no material apresentado pelo diretor. "Recebi uma quantidade enorme de informação do Heitor. Ele nos deu uma seleção de jornais da época e foi muito enriquecedor", afirma Sophie Charlotte. Entre as notícias da época, Juliano Cazarré, que dá vida a Juliano, destaca o grande fascínio dos garimpeiros pelo ouro. "Nos relatos, eles discursavam a respeito do ouro. Era como se o ouro tivesse sentimentos, como se falasse com eles", exemplifica.
A microssérie conta a história de Juliano e Joaquim, dois amigos que resolvem se aventurar em busca da riqueza através do ouro de Serra Pelada. Saídos de São Paulo, ambos mantêm a promessa de voltar quando tiverem alcançado sua meta. Joaquim deixa a esposa grávida e jura ir atrás de um futuro melhor para seu filho, enquanto Juliano foge de dívidas e confusões da grande cidade.
Contudo, ao chegarem lá, seus objetivos tomam novas proporções e a ambição de Juliano coloca em xeque a amizade dos dois. Apesar de deslumbrado, Joaquim permanece íntegro e fiel aos seus propósitos. "Sempre entrava em cena pensando na família e nas razões pelas quais esse homem não se corrompeu, apesar de toda a oferta para que isso ocorresse", evidencia Julio Andrade, intérprete de Joaquim. "Sempre tinha esse cuidado de não entrar 'vazio'. Precisava estar preenchido para passar essa verdade", completa.
Um dos grandes destaques do drama foi Matheus Nachtergaele na pele de Carvalho. Acostumado a viver personagens mais humildes, o ator se surpreendeu com o convite para dar vida a um grande fazendeiro. "Quando Heitor Dhalia me procurou para falar sobre 'Serra Pelada', logo imaginei que seria convidado a viver um garimpeiro, um homem simples", lembra Matheus. "Para encarnar Carvalho, decidi, então, que não lutaria contra meu tipo franzino. Mas, ao contrário, ficaria perigosamente calmo e confortável no meu corpo e voz", completa. O ator também destaca a participação de outro vilão na história, Lindo Rico, de Wagner Moura. Como a escolha de Wagner foi partir para a construção de um personagem mais violento, Matheus decidiu que deveria seguir outro caminho. "Acho importante se ater a toda linha dramática da trama", destaca ele.

Serviço:
"Serra Pelada - A Saga do Ouro" – Estreia terça-feira, às 23h15, na Globo