O acervo fotográfico do Museu Histórico de Londrina ganhou um reforço com mais de 250 mil imagens. O material foi doado no último dia 24 pela família Tokairin, ex-proprietária da Foto Oriental e Foto Toyo - estúdios fundados no centro de cidade no início da década de 1950. Retratos, paisagens urbanas e rurais, eventos religiosos e cerimônias de formaturas e casamentos fazem parte do conjunto composto por fotografias, negativos, cromos, posters, slides e quadros.
"O acervo começou a ser produzido pelo meu avô Toru Tokairin, que veio do Japão na década de 1930 e após trabalhar como fotógrafo no interior de São Paulo e em Rolândia, abriu em 1951 o Foto Oriental, localizado na Rua Quintino Bocaiúva, em Londrina. E, três anos depois, fundou o Foto Toyo na Avenida Paraná. Ele era especializado em fotos 3x4, fotografias para documentos, retratos e eventos, principalmente em casamentos e formaturas", conta a neta Nice Tokairin.
A paixão do avô pela fotografia acabou servindo de influência profissional para o pai de Nice. "Com 14 anos de idade eles já trabalhavam juntos. Era muito comum ver os dois sempre com a câmera nas mãos. Meu pai realizou muitos trabalhos para agências publicitárias, entre os anos de 1970 e 1990. Atuou como fotógrafo em campanhas publicitárias de empresas de Londrina e região, e também em outros estados do Brasil, em áreas diversas", lembra Nice ao salientar que Massumi era reconhecido pelos seus colegas de profissão pelo seu talento e conhecimento em iluminação.
Com a morte do avô, em 1998, e do pai, em 2005, Nice afirma que todo o acervo – que agora foi doado ao Museu – ficou guardado no imóvel onde funciona o Foto Toyo. Embora todo o trâmite de doação já tenha sido efetivado, ela informa que ainda vai demorar um tempo para que os visitantes do Museu Histórico de Londrina tenham acesso ao material doado. O acervo doado pela família Tokairin é composto por 24.934 fotos em preto & branco; 861 fotos coloridas; 10.667 copiões em preto & branco; 236 copiões coloridos; 12 negativos de vidro; 20.242 cromos; 1.043 slides; 14 posters color; 12 quadros e 193.106 negativos.

Conjunto de bens materiais, históricos e culturais que integram o patrimônio de um indivíduo, instituição ou nação

Imigrante veio do Japão na década de 1930 e abriu, em 1951, o Foto Oriental em Londrina

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional