Assistir a um show de roda de samba é mais do que uma simples experiência musical, faz parte da cultura e da emoção que envolve todos os sentidos, um ritmo que diz muito sobre a raiz do Brasil. E é com esse sentimento que a próxima edição do Samba da Madrugada traz o grupo Fundo de Quintal para se apresentar em Maringá e em Londrina, nos dias 19 e 20 de abril. Em uma de suas edições anteriores, que ocorreu no mesmo mês em 2022, essa energia tão forte tomou conta da APUEL, era o mesmo grupo que se apresentava em Londrina, em uma das noites mais históricas e com recorde de público do evento.

O som dos instrumentos, o ritmo pulsante dos pandeiros e tamborins, além das vozes dos lendários cantores criaram uma atmosfera única, de muita alegria e amor ao ritmo mais clássico e que leva a cara do país para o mundo todo: “Eu nunca vi tantos sorrisos reunidos em Londrina, foi um evento que ficou marcado na história, tínhamos mais de 2.500 pessoas cantando e se entregando no mais puro suco do samba”, lembra o produtor do evento Michael Soares, 34.

As edições do Samba da Madrugada são sempre regadas por momentos de pura alegria, quando todos se juntam para cantar e dançar ao som das músicas animadas, além dos clássicos do Fundo de Quintal que possuem letras que já foram enredo para diversas histórias de vida, sambas que inspiram e são exemplo para artistas da nova geração. Hoje, o grupo que já teve em sua formação diversas personalidades do samba, como, Almir Guineto, Jorge Aragão, Neocy, Sombrinha, Valter Silva, Arlindo Cruz, Cleber Augusto, Mário Sérgio, Ronaldinho, Flavinho Silva, Délcio Luiz, Milsinho, Ubirany, é constituído por Bira Presidente, Sereno, Ademir Batera, Júnior Itaguay e Márcio Alexandre que é o integrante mais recente, ele chegou para ficar responsável em tocar o repique de mão, instrumento de percussão criado por Ubirany Félix do Nascimento, cantor, compositor e ritmista carioca que fundou o grupo ao lado de Bira Presidente e Sereno.

Para Márcio Alexandre, 42, será a primeira vez na cidade de Londrina, a empolgação toma conta para conhecer o evento: “Estou ansioso, indo para Londrina e Maringá pela primeira vez, fico muito feliz em participar do Samba da Madrugada. Vamos manter esse trabalho maravilhoso”, diz o artista que está dentro de um dos mais importantes grupos musicais do país.

“Para nós é uma importância muito grande! Vejo o Fundo de Quintal que para mim é o maior grupo da história, é referência mundial”, completa Márcio.

Fundo de Quintal: grupo celebra a volta a Londrina onde já reuniu um público de 2.500 pessoas num único show de "puro suco do samba"
Fundo de Quintal: grupo celebra a volta a Londrina onde já reuniu um público de 2.500 pessoas num único show de "puro suco do samba" | Foto: Divulgação

LETRAS POÉTICAS

Com letras que falam sobre histórias de amor, saudade e resistência, as poesias feitas pelo grupo que chegou até a fundar uma escola de samba, a Cacique de Ramos, toca profundamente os corações do público. Além da música que é sempre o ponto alto do Samba da Madrugada, o ambiente também é rico em interações de pessoas de diferentes idades e origens, todos compartilhando o amor pelo gênero musical. O Samba da Madrugada já está a mais de 10 anos formando uma grande comunidade em torno do evento, criando um senso de pertencimento e conexão. A frente da festa desde o início, Michael, ficou emocionado com a notícia recente do Samba da Madrugada poder se tornar um Patrimônio Cultural da cidade:

“Para mim foi o significado de carinho, pois não tínhamos perspectivas para o Samba da Madrugada, mas do nada a vida muda, dando uma volta de 360 graus.Vi justamente que tudo o que aconteceu em 2023 ficou para trás e que 2024 será um ano bem melhor e cheio muita esperança”, completa o produtor. O Samba da Madrugada está marcado para ocorrer no próximo dia 20 de abril, no Iate Clube de Londrina. A roda de samba que sempre percorre toda a noite ainda possui ingressos para serem adquiridos. Para os próximos meses, o evento já anunciou a vinda de Arlindinho, sambista do Rio de Janeiro que também é filho do cantor Arlindo Cruz, além da Cacique de Ramos, a clássica roda de samba formada pelos membros do Fundo de Quintal.

SERVIÇO:

Show em Maringá

Quando: sexta-feira (19), às 21h

Onde: Jardins de Gaia (Rua Dinerolli Labatut, 530 Parque Industrial - Parque Industrial, Maringá)

Ingressos na plataforma Sympla

*

Show em Londrina:

Quando: sábado (20), às 21h

Onde: Iate Clube de Londrina (Av. Higienópolis, 2125 - Higienópolis)

Ingressos na plataforma Sympla