O olhar sempre tem um ponto de vida e de morte, que está onde começam e terminam as imagens apreendidas pelos olhos e a emoção. Na trajetória do fotógrafo Rogério Ghomes essa metáfora é um horizonte, que aponta o frescor e os indícios da fotografia contemporânea brasileira, agora parte de um dos mais importantes acervos do Brasil ao ser selecionado para a 17 Edição Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, que será aberta na próxima quinta-feira e vai até 3 de maio, em São Paulo.
Com a seleção entre os 24 nomes da arte fotográfica contemporânea brasileira, a obra do fotógrafo de Londrina passa a fazer parte do circuito dos principais acervos do país.
Ao contrário das edições anteriores em que eram escolhidos 60 trabalhos, a de 2009, com curadoria da galerista Marcia Mello e dos fotógrafos Tiago Santana, Pedro David e Orlando Azevedo, selecionou 80 obras em comemoração às oito décadas de atuação da Pirelli no Brasil.
Ghomes expõe três fotografias da série ''Olhai'', produzida entre 2002 e 2003. São registros da costa paranaense inspirados nas marinas do pintor brasileiro, filho de italianos, Giuseppe Giannini Pancetti (1902-1958).
É sobre este olhar sereno, que pousam as fotos de Ghomes, que afirma buscar uma estrutura geométrica e linearidade fortes no tríptico construído a partir da linha do horizonte. ''Fala dessa tranquilidade, repouso, nascer e morrer. Um conteúdo de vida e morte que sempre faz parte do meu trabalho'', comenta. Ele conta que para chegar a esse resultado utilizou filmes vencidos, invertendo também o processo de revelação fotográfica.
Além de Ghomes, os paranaenses Zigh Koch, de Curitiba, Nani Gois, de Piraquara, e Helmuth Wagner, já falecido, foram selecionados pela consultoria regional do fotógrafo curitibano Orlando Azevedo, que há anos acompanha o trabalho do londrinense.
A coordenadora do projeto, Anna Carboncini, acredita que a consultoria regional permitiu maior profundidade na pesquisa de um panorama da fotografia brasileira, abrangendo características históricas e estéticas específicas de cada região.
Ghomes ressalta que a seleção para a edição Pirelli/MASP, que faz homenagem ao fotógrafo André François, mantém a sequência de dois anos de grandes oportunidades. Em 2008, ele participou do ''Encuentros Abiertos - Festival de La Luz'', no Centro Cultural Recoleta, de Buenos Aires, o maior evento de fotografia da América Latina. Para 2009, já estão previstas exposições no ''Foto Septiembre'', no México, e uma individual na Galeria Ybakatu Espaço de Arte, em Curitiba, no final do ano.

SERVIÇO
- 17 Edição Coleção Pirelli/MASP de Fotografia
Quando - De 12 de março a 3 de maio
Onde - Museu de Arte de São Paulo (MASP - Av. Paulista, 1.578)
Horário - Terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h. A bilheteria fecha uma hora antes
Quanto - R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos
Mais informações - (11) 3251-5644