Considerada uma das maiores honrarias do município de Londrina, a Medalha Ouro Verde será conferida ao Foto Clube de Londrina. A entrega foi aprovada pela Lei 13.491/22, de autoria da vereadora Lenir de Assis (PT). Nesses quase 52 anos, o Foto Clube de Londrina, promoveu 25 Salões Nacionais de Arte Fotográfica e 5 Bienais Nacionais de Arte Fotográfica, que atualmente são tuteladas pela Confoto – Confederação Brasileira de Fotografia, entidade que congrega todos os foto clubes brasileiros.

Grupo de fotógrafos em frente à sede do Foto Clube de Londrina: 52 anos de paixão  pela arte de fotografar
Grupo de fotógrafos em frente à sede do Foto Clube de Londrina: 52 anos de paixão pela arte de fotografar | Foto: Divulgação

Para o presidente do Foto Clube, Manoel Liziero, o reconhecimento traz alegrias e tem um significado especial. "Estamos orgulhosos desta distinção, lembrando dos fundadores e associados que construíram o Foto Clube com paixão pela fotografia e pela cidade de Londrina", afirma.

A honraria é concedida pelo Legislativo londrinense à entidade, órgão, instituição, empresa privada ou pública, que se destacam de forma relevante, gerando benefícios para a comunidade londrinense.

Segundo Liziero, a entidade passou por muitos desafios durante a pandemia de Covid-19. "Perdemos alguns associados e nos vimos obrigados a nos reinventarmos para não perdermos tudo que foi construído em quase 52 anos de atividades ininterruptas. Neste contexto, receber a Medalha Ouro Verde é uma injeção de ânimo e nos faz acreditar que todo o empenho e esforço não foram em vão. Além do orgulho de sabermos que tudo que é realizado com o coração não fica sem reconhecimento."

PAIXÃO PELA FOTOGRAFIA

O Foto Clube de Londrina foi fundado em 1971, por iniciativa de Vivian Kem. Após participar de um curso básico de fotografia, a jovem deu a ideia da criação da entidade para os participantes do curso. Começava a história do primeiro Foto Clube da cidade, hoje reconhecido em todo o Brasil.

O fotógrafo profissional Antonio Neto integra o clube de fotografia desde 2010 e já atuava profissionalmente. Neto reconhece o valor do grupo e sua permanência em mais de meio século de trajetória. "Eles sustentam o Foto Clube como uma paixão e apesar de um hobby, é muito organizado: tem um estatuto, secretário, tesoureiro e essas pessoas elas fazem isso voluntariamente", observa.

Sede do Foto Clube de Londrina localizado no Lago Igapó
Sede do Foto Clube de Londrina localizado no Lago Igapó | Foto: Gustavo Carneiro

O fotógrafo ratifica que é a paixão pela fotografia o que faz o Foto Clube ser tão duradouro e argumenta que as atividades vão além das reuniões. "Participação em bienais, viagens para fazer fotografia, eventos de fotografia", cita. Neto também destaca a experiência dos integrantes. "Ali é um lugar de aprendizado, confraternização e discussão sobre a fotografia e conta com um acervo gigantesco em relação à fotografia de Londrina". E mais: "Os integrantes do Foto clube de Londrina também levam o nome de Londrina para outros eventos nacionais e internacionalmente. Eu tive já fotos facilitadas em salões de foto clubes, pois somos respeitados em outras localidades", comenta.

Serviço:

Solenidade de entrega da Medalha Ouro Verde

Data: sexta, 19

Horário: 20 horas

Local: Câmara Municipal de Londrina - rua Parigot de Souza, 145