Em uma nova oportunidade de mostrar a realidade do músico, Pedro Serrano traz a vida e a obra de Adoniran Barbosa (1912-1982) para as telas de cinema. Saudosa Maloca estreia nesta quinta-feira (21) e será exibido no cinema Espaço Villa Rica, em Londrina.

João Rubinato, de nome artístico Adoniran Barbosa, foi um comediante, músico, ator e compositor. Para além de brasileiro, essencialmente paulista. No longa, interpretado por Paulo Miklos, o artista conta, já aos 72 anos, em uma mesa de bar, as histórias que viveu em São Paulo. Entre elas, impossível não mencionar a maloca em que morava com os queridos amigos Joca (Gustavo Machado) e Matogrosso (Gero Camilo).

LEIA TAMBÉM:

Rádio-livro resgata "Histórias das Malocas", de Adoniran Barbosa

O crescimento desenfreado da cidade de São Paulo nos anos 50 e 60 refletiram diretamente na vida de Adoniran. O trio já enfrentava a pobreza e a fome, no entanto, a maloca em que moravam os abrigava com aconchego e parceria. Longe do trabalho formal, os três amigos tiveram seu modo de vida ameaçado quando o bairro do Bixiga começou a passar por transformações, que incluíam a demolição da maloca.

Segundo Pedro Serrano, o filme “conta uma história brasileira, mas essencialmente paulista. É um tributo à obra de um dos maiores sambistas de São Paulo e também uma reflexão sobre questões sociais importantes da cidade”.

"Se o senhor não 'tá lembrado, dá licença de contar
É que aonde agora está este adifício alto
Era uma casa véia, um palacete assobradado"

- Saudosa Maloca, Adoniran Barbosa (1951)

Reconhecido pelo samba, Adoniran Barbosa começou a carreira em meados de 1950, e compôs letras que influenciam o samba no Brasil até hoje, como Saudosa maloca (1951), Samba do Arnesto (1953), Iracema (1956), Apaga o fogo Mané (1956), Tiro ao Álvaro (1960) e Trem das onze (1960). Para além da contribuição musical, os versos de Adoniran expuseram a realidade da cidade de São Paulo, que sufocava a população em luxuosidade.

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

Estreia em Londrina: Espaço Villa Rica (Rua Piaui, 211

Data e horários das sessões: Quinta-feira (21/03) às 19h30, sábado (23/03) às 19h15 e quarta-feira (27/03) às 19h30.