O curta argentino "La Muerte de Un Costero", de Carlos Alberto Diaz, concorre na mostra Ibero-Americana
O curta argentino "La Muerte de Un Costero", de Carlos Alberto Diaz, concorre na mostra Ibero-Americana | Foto: Fotos Divulgação



A 19ª edição do Festival Kinoarte de Cinema encerra a programação artística neste fim de semana com as tradicionais mostras competitivas de curtas-metragens. As produções selecionadas neste ano abordam temas gritantes do Brasil de hoje. Em sessões gratuitas que serão realizadas no Cine Teatro Ouro Verde no sábado (18) e no domingo (19), as produções selecionadas pelo evento retratam praticamente todos os assuntos em debate no país, como o racismo, aborto, violência contra a mulher, o preconceito que assola imigrantes, deficientes físicos e transexuais.

A programação conta 38 curtas-metragens inscritos nas Competitivas Londrinense, Paranaense, Nacional e Ibero-Americano. "Neste ano tivemos um número recorde de filmes inscritos, mais de 700", afirma Artur Ianckviecz, um dos organizadores do festival, que está em sua 19ª edição. "Selecionamos produções relevantes, exibidas e premiadas nos principais festivais de cinema que já aconteceram este ano no Brasil, como Tiradentes, Gramado, Brasília, São Paulo e Rio".

As competitivas do Festival Kinoarte começam no sábado (18), às 15h, com a Mostra Paranaense. Vão concorrer aos troféus Udihara seis produções curitibanas: "Além do Violeta", de Arthur Lestak; "Horizonte de Eventos", de Gil Baroni; "Luiza", Caio Baú; "A Noite Púrpura", de Caroline Biagi; "A Rua Muda", de Eduardo Colgan; e "Tentei", de Laís Melo. Às 17h, começa a Competitiva Londrinense, tradicionalmente a mais esperada pelo público do Festival Kinoarte, com sete produções: "Archibaldo: Cinema e Vestígios", de Luciano Pascoal; "A Caça", de Rafael Ceribelli; "Na Hora de Fazer Não Chorou", Lucas Meyer, Lucas Matheus, Jéssica Doarte e Beatriz de Brito; "Samsara", da produtora Gato Monstro; "Speak Easy", produção coletiva; "Toda Construção Nasce de Uma Planta", de Edilson Oliveira, Fagner Bruno, João Vitor Gimenes e Lucas Godoy; e "Um, Dois, Três e Já!", de Luis Henrique Mioto.

A sessão de sábado terá ainda a primeira etapa da Competitiva Nacional, programada para as 19h30, com seis filmes: "The Beast", de Samantha Nell e Michael Wahrmann; "Tailor", documentário sobre pessoas trans feito por pessoas trans e assinado por Calí dos Anjos; "A Canção do Asfalto", de Pedro Giongo; "Farol Invisível", de Bruna Callegari; "Valentina", de André Gevaerd; e "Orbitantes", de Rodrigo Campos.

"Archibaldo: Cinema e Vestígios", de Luciano Pascoal, concorre na mostra competitiva de Londrina, uma das mais esperadas pelo público
"Archibaldo: Cinema e Vestígios", de Luciano Pascoal, concorre na mostra competitiva de Londrina, uma das mais esperadas pelo público



A Competitiva Nacional prossegue no domingo (18), no Cine Teatro Ouro Verde, com duas etapas, às 16h e às 18h, com mais seis produções cada uma. Às 20h, com sete filmes, ocorre a Competitiva Ibero-Americana. A programação completa, com a sinopse de todos os curtas, pode ser conferido no site kinoarte.org. Às 21h30 acontece as premiações das produções eleitas pelos júri oficial e pela plateia presente no evento.

Logo após o encerramento da programação artística, no domingo, o festival promove, às 21h30, uma sessão do polêmico filme "O Animal Cordial", da diretora Gabriela Amaral Almeida. O longa mostra um restaurante de classe média em São Paulo que é invadido, no fim do expediente, por dois ladrões armados. O dono do estabelecimento, o cozinheiro, uma garçonete e três clientes são rendidos. Entre a cruz e a espada, Inácio – o homem pacato, o chefe amistoso e cordial – precisa agir para defender seu restaurante e seus clientes dos assaltantes. "Trata-se de um filme de terror que também faz duras críticas à classe média brasileira e é protagonizado pelo ator Murílo Benício, que tem sido elogiado como a melhor atuação da carreira dele", afirma o coordenador de produção do Festival Kinoarte de Cinema, Bruno Gehring.

Serviço:
19º Festival Kinoarte de Cinema – Competitivas
Quando – Sábado (17), a partir das 15h; e domingo (18), a partir das 16 horas
Onde – Cine Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto – Gratuito
Confira a programação completa do festival no site kinoarte.org