Durante todo o mês de novembro, a filmografia francesa vai ocupar as telas dos cinemas de todo o país. Em Londrina, a 14ª edição do Festival Varilux vai apresentar 19 longas-metragens franceses no Cineflix do Shopping Aurora. A rede conta com a parceria da Aliança Francesa de Londrina e exibe filmes premiados, integrantes de festivais e aplaudidos pelas críticas.

LEIA MAIS:

'O Mundo Mágico da Música' é atração no Teatro Ouro Verde

Fora da França, o festival Varilux é o maior evento de exibições de obras da língua francesa. Com mais de um milhão de espectadores desde sua criação, esta edição traz 19 longas, dois clássicos e, em algumas cidades, uma série sobre Brigitte Bardot.

De acordo com os diretores e curadores do festival, Christian e Emmanuelle Boudier, o festival é uma ferramenta para manter viva a paixão do público brasileiro pelos filmes franceses. "A queda na audiência média das produções brasileiras e estrangeiras nos cinemas é estimada em 80% em 2023. Todos nós, que atuamos no audiovisual, trabalhamos para reverter esses números", declaram.

"Anatomia de uma Queda", que integra o Festival Varilux, ganhou a Palma de Ouro em Cannes
"Anatomia de uma Queda", que integra o Festival Varilux, ganhou a Palma de Ouro em Cannes | Foto: Divulgação

OBRAS

Um dos destaques do festival é o filme “Making Of”, de Cédric Kahn. Com uma filmagem que sai dos trilhos, cheia de ideias, sentimentos e surpresas, o longa conta a história de um casal francês que se muda para uma aldeia galega para se conectar à natureza.

Vencedor do prêmio Palma de Ouro no último Festival de Cinema de Cannes, “Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet mostra a investigação de uma morte suspeita.

Sob a direção de Christian Carion, “Conduzindo Madeleine”, acompanha todo o envolvimento emocional de um taxista, um tanto desiludido, ao conhecer uma idosa durante uma viagem. Em 2022, o longa abriu o Festival de Cinema Francófono de Angoulême e esteve no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

14º do Festival Varilux de Cinema

Local: Cineflix (Shopping Aurora de Londrina)

Data: de 9 a 22 de novembro

Ingressos: ficam sob a responsabilidade de cada cinema exibidor

Outras informações sobre o Festival podem ser obtidas no site: variluxcinefrances.com.