Imagem ilustrativa da imagem Festa da cultura japonesa
| Foto: Reprodução



Todos os anos, no mês de novembro, o Grupo Hikari de Londrina realiza a tradicional Odori Fest. O evento que está em sua 11ª edição, este ano acontece nos dias 12 e 13 de novembro, na Associação dos Empregados da Embrapa (AEE), com uma variedade de apresentações artísticas, com destaque para o Bon Odori, Matsuri Dance, comidas típicas, artesanato, chuva de Moti e um tradicional culto budista, uma celebração feita pelo Reverendo Katata.

Desde que foi criado em 2005, o Grupo Hikari tem participado de eventos em Londrina e região com o objetivo de resgatar, manter viva a tradição e cultura japonesa e também divulgar oBon Odori e Matsuri Dance na comunidade, para os descendentes e não descendentes de japoneses. Para tanto, promove encontros para fortalecer a amizade, o trabalho em equipe e a qualidade de vida entre os seus integrantes.

O nome Hikari que significa luz, brilho em japonês, foi uma escolha dos primeiros integrantes quando o grupo foi formado. Hoje, são aproximadamente 80 integrantes que se reúnem para dançar, participar de confraternizações como o Shinenkai, no início de ano, Tandyokai, para comemorar os aniversariantes do trimestre, e Bonenkai, no final de ano. O grupo auxilia, ainda, na organização de eventos como o Motitsuki – Festival do Moti e o Odori Fest – Festival do Bon Odori.

Serviço:
11º Odori Fest
Quando: Sábado (12), a partir das 18 horas e domingo (13), a partir das 11 horas
Onde: Associação dos Empregados da Embrapa (AEE) (Rua Ernane Lacerda de Ataíde, 1180- Gleba Palhano)
Quanto: Gratuito