Como já é tradição, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo é tema de diversas montagens ao redor mundo nesta Sexta-feira Santa. Em Londrina e região, várias peças com esse tema ganham destaque na noite de hoje. A mais tradicional delas é encenada no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa pelo Grupo da Paz. Cerca de 400 atores amadores de várias idades sobem ao palco improvisado para encenar vários trechos bíblicos que falam da Paixão de Cristo.
O espetáculo chega à 30ª edição com a promessa de várias inovações. "Não podemos revelar quais são para não acabar com a surpresa, mas podemos garantir que o público vai se emocionar com os efeitos especiais e com texto mais direto e simples que adaptamos. Também regravamos o áudio para que as pessoas compreendam melhor a mensagem de fé que queremos passar", afirma Davi Gonçalves Dias, um dos diretores da peça que tem reunido um público médio de 30 mil pessoas a cada apresentação.
Outra montagem que apresenta novidades é a Paixão de Cristo do Conjunto Lindóia (zona leste). O evento que acontece há 15 anos conta com a participação de 170 atores amadores, todos integrantes da comunidade da Paróquia Cristo Bom Pastor. A peça atrai todos os anos um público de cerca de sete mil espectadores. "Inovamos o texto deste ano e também melhoramos a iluminação, os cenários, o áudio, os efeitos especiais e contratamos uma profissional de teatro para fazer um trabalho de corpo e voz com os atores amadores do grupo", destaca o diretor do grupo, Saul Botelho dos Santos, que interpretara do papel de Jesus Cristo pelo décimo ano seguido.
Na zona norte da cidade, a peça será encenada no Parque Ouro Verde. A iniciativa é do ator Rodolfo Marques. Formado pela Escola Municipal de Teatro em Londrina e trabalhando como atuação e direção, ele fundou em 2009 o Grupo de Teatro Vida e Luz, que há três anos encena a peça.
Contando com 60 integrantes, o grupo recebeu apoio da Paróquia Nossa Senhora da Glória. "Este ano não tivemos nenhum tipo de patrocínio. As verbas arrecadadas foram obtidas por meio de rifas e promoções realizadas pelo grupo durante a montagem do espetáculo", afirma Marques.
Além de investimentos em toda as estrutura que inclui cenário, iluminação, som e segurança, o grupo prepara novidades para este ano. "Procuramos uma maneira muito legal de colocar o próprio público dentro do espetáculo. Em um determinado momento da peça, o público passa a também ser personagem e acompanha os últimos passos de Jesus antes de sua Morte", revela o diretor da peça.
Já em Centenário do Sul (distante 70 quilômetros de Londrina), os organizadores da Paixão de Cristo esperam receber um público de sete mil pessoas na plateia da peça que será montada em frente à igreja matriz da cidade. O elenco formado por 150 atores encena a peça há quatro anos está pedindo a colaboração do público para arrecadar alimentos para o asilo do município. "O espetáculo é gratuito, porém estamos aproveitando a este período religioso para pedir donativos a quem está precisando de ajuda", ressalta Lucas Soares, integrante do grupo de Jovens Unidos por Cristo, responsável pela montagem da peça.

Serviço:
Encenações da Paixão de Cristo

Comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Paz
Quando – Hoje às 20h
Onde - Centro Social Urbano da Vila Portuguesa (região central)
Quanto - Gratuito

Conjunto Lindóia
Quando – Hoje às 20h
Onde - R. Centenário do Sul, esquina com a Rua Nova Esperança (zona leste)
Quanto - Gratuito

Parque Ouro Verde
Quando – Hoje às 20h
Onde – R. Togo, 60 (zona norte)
Quanto - Gratuito

Centenário do Sul (PR)
Quando - Hoje às 19h
Onde - Em frente à igreja matriz da cidade
Quanto - Gratuito (levar 1Kg de alimento)