Um trio respeitável de fotógrafos paranaenses mostra seus trabalhos a partir de hoje no mais novo endereço cultural de Londrina. Orlando Azevedo, Rogério Ghomes e Sérgio Ranalli (editor de Fotografia da Folha de Londrina) são os artistas escalados para a exposição inaugural do espaço "Maquinótico/Fábrica de Imagens", que abre suas portas às 17 horas na Avenida Garibaldi Deliberador, nº 714.

Funcionando como estúdio fotográfico e ponto de encontro para aficionados pelo universo da imagem, o local foi idealizado pelos amigos J. Oshiro (fotógrafo), Rodrigo Arabori (publicitário) e Eduardo Haguio (arquiteto), que se conheceram há três anos no curso de pós-graduação em Fotografia da Unopar.

"A gente queria trabalhar junto e aí decidimos criar um espaço na cidade para reunir profissionais da área em atividades e eventos, além de promover troca de informações e experiências com convidados de fora", diz Haguio. Ele explica que o foco do empreendimento é direcionado para trabalhos artísticos autorais.

"Há um grupo de fotógrafos com os quais temos muita afinidade e que têm suas vidas ligadas fortemente à fotografia. Há também muitos jovens identificados com essa proposta. Além disso, achamos oportuno abrir o espaço agora porque Londrina vive um momento de resgate de nomes importantes da fotografia como Haruo Ohara (1909-1998), Armínio Kaiser (morto no mês passado, aos 88 anos) e ainda o Foto Estrela", assinala.

Haguio sublinha que, além da fotografia, a intenção é catalisar iniciativas de linguagens como o video e a ilustração. "O Maquinótico permite a circulação de outras mídias. Pretendemos trabalhar a interação e a convergência entre elas", anuncia. Há planos de criar parcerias com outros espaços culturais da cidade visando organizar um calendário em comum.

Ele conta que o nome do espaço - "Maquinótico/Fabrica de Imagens" - foi uma sugestão de amigos, acatada imediatamente pelo trio. "Maquinótico remete à máquina ótica, ao trabalho com o olho, a esse conceito híbrido de fusão. A ídeia de `Fábrica de Imagens´ faz alusão à Factory de Andy Warhol e sua pop art. O nome tenta trazer essas referências", salienta.

A exposição de abertura reúne fotografias impressas de Rogério Ghomes e Sérgio Ranalli e apresenta Orlando Azevedo através da projeção continua de imagens digitais de suas obras. Fica aberta para visitação até o dia 27 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 18h às 21 horas. Um dia após o encerramento, tem início um workshop de dois dias com Orlando Azevedo.

Serviço:
Exposição fotográfica com obras de Orlando Azevedo, Rogério Ghomes e Sérgio Ranalli
Quando: Abertura hoje às 17h
Local: Maquinótico – Fábrica de Imagens (Av. Garibaldi Deliberador, 714), em Londrina
Entrada: Gratuita
Informações: (43) 3322-1101 e [email protected]