Ao estrear este ano novo formato em sua 45ª edição – com programação fragmentada em três etapas -, o Festival Internacional de Teatro (Filo) anunciou ontem a montagem de encerramento do Filo 2013: o espetáculo solo "umnenhumcemmil", do ator Cacá Carvalho e direção de Roberto Bacci. A montagem – que encerra a "Trilogia Pirandello" - será apresentada nos dias 7 e 8 de dezembro, às 20h30, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL. A peça é inédita em Londrina, sendo que o Cacá Carvalho já encenou no Filo "A Poltrona Escura" (2005) e "O Homem com a Flor na Boca" (2008), que integram a trilogia. "umnenhumcemmil" é uma adaptação do último romance do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), Prêmio Nobel de Literatura.
Desta vez os ingressos serão comercializados exclusivamente no local das apresentações a partir de quinta-feira, das 9h às 12h, e das 14h às 18h. A modalidade de venda on-line, reivindicação antiga dos frequentadores do Filo, enfrentou uma série de problemas neste ano e está sob avaliação dos organizadores. "É possível que ela continue em 2014, pois é um modelo interessante, mas estamos estudando formas de melhorá-la", informou o diretor do Filo, Luiz Bertipaglia.

Armazém em 2014
Inicialmente o encerramento estava marcado para acontecer de 4 a 6 de outubro (mês que marca a criação do festival), no Teatro Marista, com o premiado "A Marca da Água", da Companhia Armazém de Teatro (fundada em Londrina e radicada no Rio de Janeiro).
Segundo Bertipaglia, "uma conjunção de fatores" contribuiu para a não realização do evento em outubro. "Quando reservamos previamente o Teatro Marista, ainda não tínhamos uma peça definida, e quando fomos levantar os custos para trazer o Armazém, considerando a nossa previsão de orçamento, tudo iria ficar muito caro, pois é uma montagem grandiosa e o Teatro Marista não é o mais indicado para esse tipo de espetáculo. Foi um equívoco, na verdade. Outro fator é que também não nos atentamos que a data prevista do espetáculo de encerramento iria concorrer com a abertura do Festival de Dança, embora ela acontecesse em outro local", afirmou. "No fim das contas, o espetáculo de aniversário do Filo vai fazer parte do aniversário da cidade, e a montagem do Cacá Carvalho é bem interessante", acrescentou.
A próxima edição do Filo, prevista para acontecer em um única etapa – de 22 de agosto a 7 de setembro de 2014 -, no entanto, deverá ter a participação da Companhia Armazém de Teatro, com o mesmo espetáculo ou a próxima montagem, que começarão a preparar no início do ano que vem. "Recentemente encontrei o grupo no Rio de Janeiro e falamos sobre o assunto. Há uma falta de opções de espaços para apresentações teatrais na cidade, mas vamos nos esforçar para ser possível trazê-los para cá no ano que vem", adiantou o diretor.
A organização do Filo também informa que estão abertas as inscrições para os grupos e artistas interessados em participar da seleção para a próxima edição do festival. A partir de segunda-feira (2 de dezembro), o regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis no site www.filo.art.br . As inscrições podem ser enviadas até 20 de fevereiro e o resultado da pré-seleção será divulgado até o final de maio.


Serviço
"umnenhumcemmil",
com Cacá Carvalho
Quando – 7 e 8 de dezembro, às 20h30
Onde - Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205), em Londrina
Quanto – R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Ponto de venda – No local da apresentação a partir de quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h