Democrático, popular e também sinônimo de alegria, o Carnaval está cada vez mais perto. No calendário e também mais perto da população, a a festa nos bairros foi organizada com uma novidade: em 2024, oficialmente, a região terá o 1º Carnaval Rural , que será no Distrito de São Luiz, nos dias 10 e 11 de fevereiro.

Descentralizar as atrações e permitir que mais pessoas tenham acesso perto de seus bairros, é a proposta dos organizadores. Para a organizadora do evento, Leide Alves, é uma conquista e tanto para a população. "Estavam carentes de festividade como essa. Surgiu a ideia, conseguimos o apoio da Prefeitura de Londrina com palco e iluminação e serão momentos felizes para nós que estamos mais distantes do centro da cidade", comenta.

Uma festa simples, com música, comida e aula de dança está na programação do Distrito de São Luiz. Alves acredita que até 1000 pessoas comparecem ao carnaval de rua , que será atrás da Igreja São Luiz Gonzaga.

1º Carnaval Rural do Distrito de São Luiz

Sábado (10): a partir das 16 horas: barracas típicas, show com Álvaro Henrique Ribeiro e som eletrônico com ritmos de Carnaval.

Domingo (11): a partir das 16 horas: barracas típicas, às 17 horas: aulão de zumba com Lidia, Mika e Tati e às 19 horas: Show com Allan Oliveira

*

Na região Norte de Londrina, uma das atrações é promovida pela Vila do Circo. Serão dois dias de Carnaval para as crianças e famílias que desejam aproveitar o feriado com shows e oficina de percussão gratuitas.

O evento será na segunda (12) e terça-feira (13) a partir das 16h, na Avenida Saul Elkind, 790. O Projeto Cultural Vila Cultural Circo Escola tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Também haverá apresentação do grupo de Maracatu Baque de Obá Kossô, que é formado por um conjunto de batuqueiros brincantes que se dedicam a aprender, preservar e divulgar a cultura do maracatu de baque virado, um ritmo tradicional de Pernambuco, especificamente as Nações do Maracatu Porto Rico e Encanto do Pina.

A Banda Sol Fá Mi Rir irá fazer m show musical onde as marchinhas, músicas populares e de domínio público são executadas pelos músicos palhaços que animam a plateia com sua alegria e descontração.

Uma oficina de percussão contará com vinte vagas, para todas as idades, que irá das marchinhas de Carnaval ao Samba reggae, onde será explorada a diversidade do ritmo com instrumentos utilizados nas escolas de Samba. O grupo Bacalhau Samba Rock Club irá se apresentar com uma proposta de Samba Rock e versões exclusivas e músicas autorais.

Carnival mask purple with feathers , masquerade, purim and mardi gras. On a white isolated background  vector
Carnival mask purple with feathers , masquerade, purim and mardi gras. On a white isolated background vector | Foto: iStock

Carnaval Vila do Circo na região Norte

12/ 02- Segunda- Feira

16:30- Oficina de Percussão com Mau Bacalhau

18:00- Bacalhau Samba Rock Club

13/02- Terça-Feira

16:30- Banda Sol Fa Mi Riri

18:00- Maracatu Baque de Obá Kossô

*

A tradição da Escola de Samba Explode Coração também é bastante aguardada nas ruas de Londrina e, de acordo com o presidente da agremiação José Ivo Justino Jr, a proximidade das apresentações representa um ânimo a todos.

De 30 a 40 integrantes formados por 20 ritmistas, porta-bandeira, mestre-sala e passistas, o carnavalesco que também é mestre-sala considera que o encontro com a tradição é bastante representativo. "Será uma festa familiar, com horário para começar, terminar e, com a descentralização chegaremos a mais pessoas e sem gerar o impacto de vizinhança considerado preocupante", diz.

Escola Explode Coração

Sexta (9) : 1° Desfile de Carnaval da Explode Coração – 17h às 21h – Rua Flor de Abril, 139 - Vila Ricardo

Sábado (10): 2º Desfile de Carnaval da Explode Coração – 17h às 21h, entre a Avenida Abraham Lincoln e a Rua Mauro Bergonse no bairro Cafezal

Segunda (12): 3º Desfile de Carnaval da Explode Coração – 17h às 21h – Avenida Saul Elkind, 790

Terça (13): 4° Desfile de Carnaval da Explode Coração – 17h às 21h – Rua Ângelo Gaiotto (Praça do CEU)

Imagem ilustrativa da imagem Em Londrina, a folia vai se espalhar pelos bairros
| Foto: iStock