Bastam alguns minutos de "Carrossel 2 - O Sumiço de Maria Joaquina" para sentir que há algo de estranho na tela. Os intérpretes de Maria Joaquina, Cirilo, Valéria e companhia cresceram demais em relação à trama excessivamente infantil que se desenrola no segundo longa da franquia baseada na novela infantil do SBT.
Já com cara (e jeito) de pré-adolescentes, os alunos da Escola Mundial precisam agora encarar uma série de desafios para conseguir resgatar Maria Joaquina das mãos dos caricatos bandidos Gonzales (interpretado pelo ex-Titãs Paulo Miklos) e Gonzalito (Oscar Filho). A diferença é que, desta vez, a turma ganha o reforço da professora Helena (Rosanne Mulholland), que não deu o ar da graça no filme anterior devido a um contrato com a Globo na época -como a atriz não pôde representar a personagem no cinema, o roteiro resolveu o problema excluindo a professora da trama, alegando que ela estava grávida.
O pontapé da nova aventura ocorre durante um ensaio da banda escolar, que foi convidada a participar de um show da cantora Didi Mel (Miá Melo). Quando os colegas se dão conta do desaparecimento da mimada Maria Joaquina, uma sucessão de eventos sem o menor pé nem cabeça toma conta do roteiro.
Pelas ruas de São Paulo, a professora e seus alunos começam a cumprir tarefas inusitadas e aleatórias para chegar ao cativeiro de Maria Joaquina. Entre elas: um jogo de futebol de salão contra o time do astro Falcão, uma prova de culinária com o chef Carlos Bertolazzi (do "Hell's Kitchen", reality show do SBT) e uma luta de sumô na Liberdade. Tem espaço até para Elke Maravilha fazer uma participação especial, na pele da mãe do vilão Gonzales - o ponto alto da produção.
Piadinhas manjadas e abuso de recursos gráficos tornam "Carrossel 2" cansativo. Mas nada que deva afastar os fãs da telenovela das salas de exibição. A julgar pelo número de visualizações do trailer oficial no YouTube - mais de 3,5 milhões até quinta (14)-, o longa promete ser outro sucesso de bilheteria. Em 2015, a primeira parte arrastou 2,5 milhões de fãs aos cinemas.