A Cia Urbana de Dança, prestigiada pela crítica nacional e internacional, abre o festival com "Id: Entidades" e "Na Pista"
A Cia Urbana de Dança, prestigiada pela crítica nacional e internacional, abre o festival com "Id: Entidades" e "Na Pista" | Foto: André Valente/ Divulgação



Levantando reflexões sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente e na esfera das relações, começa neste final de semana a 14ª edição do Festival de Dança de Londrina. Espetáculos com projeção nacional e internacional integram a grade artística do evento que acontece até o próximo dia 9. A Cia Urbana de Dança, grupo carioca prestigiado pela crítica da Europa e dos Estados Unidos, dá largada à programação sob o signo da resistência, apresentando as coreografias "ID: Entidades" e "Na pista". O espetáculo será apresentado neste sábado, às 20h30, no Teatro Mãe de Deus.

Neste ano, o festival tem como tema o "Corpo em Gaia", numa referência a um planeta perfeito num paradoxo à degradação ambiental presente no mundo contemporâneo. Grande parte dos espetáculos programados para esta edição do evento toca diretamente neste questão.. O degredo territorial ou existencial perpassa as montagens "Sakinan Göze Çöp Batar", solo do bailarino Kerem Gelebek, da França, e "Angústia", da Mênades & Sátiros Cia de Teatro (SP), programada para a próxima quarta-feira, no Circo Funcart. São obras que, em alguma medida, sugerem a melancolia da vida em sociedade e a dificuldade de comunicação e de coexistência.

"Porque Somos Mutantes", que a Fragmento Cia de Dança (SP) apresenta no Circo Funcart na próxima quinta-feira, inspira-se nas esculturas do artista plástico Jason Decaires Taylor, que mergulha suas obras no mar para que a natureza se encarregue de transformá-las. Um mote para pensar as ações que independem de nossas vontades, a transitoriedade da existência.

Os ciclos da vida, simbolizados pela sabedoria da terceira idade, atravessam "Yolanda Calaboca", remontada por veteranos da Casa das Fases (Londrina) especialmente para esta edição do Festival, e "Compêndio para Velhice", do grupo paulistano Cia Oito Nova Dança. Os espetáculos, juntos, compõem uma noite especial e emocionante na programação que será apresentada na sexta-feira, no Circo Funcart.

O público poderá ainda surpreender-se com a EF Jazz Company, de Curitiba (PR), revelação na linguagem do jazz contemporâneo com "Entre o Véu das Vozes", espetáculo apresentado no próximo sábado, no Teatro Mãe de Deus, e conferir o virtuosismo técnico da São Paulo Companhia de Dança no grand pas de deux de "Corsário" que terá apresentação no dia 9 de outubro, no Teatro Mãe de Deus.

O festival também festeja os talentos da terra: o anfitrião Ballet de Londrina apresenta amanhã, no Teatro Mãe de Deus, a remontagem de "Decalque", sua obra mais aclamada por especialistas. A Escola Municipal de Dança, que se destaca no cenário nacional pela excelência na formação de bailarinos participa do evento com o 2º ato de "Giselle", no dia 9 de outubro, no Mãe de Deus. Artistas independentes suas performances na mostra "Dança Londrina", que acontece na próxima segunda-feira. E o talento ascendente dos clowns londrinenses, será representado pela Cia Os Palhaços de Rua em apresentação programada para o próximo sábado, na arena do Zerão.

"Este ano, temos uma grade artística e didática que celebra a diversidade de estilos, do hip hop ao clássico, pensando sempre na qualidade dos espetáculos e na troca de artistas locais com grandes nomes da área. A dança se coloca, cada vez mais, como uma linguagem permeável a outras artes e isso pode ser visto em toda a programação. Mantivemos os ingressos a preços acessíveis para que, de fato, tenhamos em Londrina dias de festa democrática, de celebração da arte do movimento", explica Danieli Pereira, coordenadora geral do Festival.

Serviço:
14º Festival de Dança de Londrina
Espetáculos e Oficinas
Quando - 1º a 9 de outubro
Quanto - R$ 10,00 | R$ 5,00 (meia-entrada)*
Pontos de Venda - Secretaria da Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380), Shop Ballet (Rua Pio XII, 64 - loja 3), Kinise Dancewear (Boulevard Londrina Shopping – Loja 256). Os pontos de venda não aceitam cartões de crédito, de débito ou cheque - somente dinheiro.

*Meia-entrada para estudantes, aposentados, professores, alunos da Escola Municipal de Dança e Teatro da Funcart, doadores de sangue, pessoas portadoras de deficiência e funcionários e/ou clientes com cartão da Caixa Econômica Federal. É obrigatória a apresentação de documento original com foto, comprovando enquadramento em uma dessas categorias no momento da compra do ingresso e na entrada dos espetáculos.

PROGRAMAÇÃO:


ID:Entidades e Na Pista - Cia Urbana de Dança (Rio de Janeiro-RJ)
Quando - sábado, às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)

Decalque - Ballet de Londrina
Quando – Domingo, às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)

Dança Londrina - Grupos e artistas de Londrina e região
Quando – Segunda-feira, às 20h30
Onde - Circo Funcart (R. Senador Souza Naves, 2380)

Angústia - Mênades & Sátiros Cia de Teatro (SP)
Quando – Terça-feira, às 20h30
Onde - Circo Funcart (R. Senador Souza Naves, 2380)

Dezuó - Breviário das Águas - Núcleo Macabéa (SP)
Quando – Quarta-feira, às 20h30
Onde - Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)

Porque Somos Mutantes - Cia Fragmento de Dança (SP)
Quando – Quinta-feira, às 20h30
Onde - Circo Funcart (R. Senador Souza Naves, 2380)

Yolanda Calaboca - Casa das Fases (Londrina)
Compêndio para Velhice - Cia Oito Nova Dança (São Paulo-SP)
Quando – Sexta-feira, às 20h30
Onde - Circo Funcart (R. Senador Souza Naves, 2380)

Números - Cia Os Palhaços de Rua (Londrina)
Quando - 8 de outubro (sábado), às 16 horas
Onde - Arena do Zerão

Entre o Véu das Vozes - EF Jazz Company (Curitiba)
Quando - 8 de outubro (sábado), às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)

Giselle (2º Ato) - Escola Municipal de Dança de Londrina
Corsário (Grand pas de deux) - São Paulo Companhia de Dança (SP)
Quando - 9 de outubro (domingo), às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)

Extensão - Sakinan Göze Çöp Batar - Christian Rizzo (França)
Quando - 31 de outubro (segunda-feira), às 20h30
Onde - Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 700)