Há quem ensaie o samba o ano inteiro esperando pelos dias de Carnaval, o mês de fevereiro abriga fantasias e muita mistura, seja as de ritmos ou de povos. E não é diferente nas cidades do Paraná, mais precisamente ao norte do estado que concentra grandes festas e apreciadores do evento. Cornélio Procópio já é conhecido por sua tradicionalidade e grande investimento nesse período festivo e de celebrações, é chegada a hora da festa mais brasileira.

BATUCADA E BLOCOS

A Prefeitura de Cornélio Procópio tem uma programação recheada de atrações, inclusive nacionais, organizada em parceria com a Secretaria de Cultura. Levando a fama de ter a maior festa carnavalesca do interior do Paraná, Cornélio promete um período de muita música, durante os dias 9 a 13 de fevereiro O local escolhido para o encontro dos foliões é a Avenida XV de Novembro, percorrendo 3,5 quilômetros até a Praça Brasil, que receberá diversas atrações, como os animados blocos de rua que trazem sua bateria e toda a percussão.

Já consagrados no gosto popular, também conhecidos pela comunidade procopense, os blocos que irão brilhar na avenida são: Bloco Família É Nóis no Samba, Bloco Podi Vim e Bloco do Neno.

Um dos fundadores do “Bloco Família É Nóis no Samba”, também atual presidente do grupo, Valdemir Maria, 50, mais conhecido por Mipe Maria, já anseia por toda a força que o carnaval resgata: “Estaremos com muitas novidades que vão surpreender! Iremos para a avenida com 150 integrantes, 60 só na bateria. O nosso samba enredo vem com o tema ‘Cornélio Procópio a terra prometida’”, conta o presidente do Bloco que completa 19 anos em 2024.

Além da presidência, Mipe Maria comanda o repique, fazendo a entrada da percussão da bateria, momento em que o canto explode e objetivo do Carnaval está feito, todos caem na farra: “Hoje o Carnaval de Cornélio Procópio, se tornou referência em nosso estado, também tem o trio elétrico que arrasta multidões na avenida, o importante é ser uma festa que agrega a todos, sem distinção”.

Bloco "Família É Nóis no Samba", um dos mais animados da cidade, completa 19 anos em 2024
Bloco "Família É Nóis no Samba", um dos mais animados da cidade, completa 19 anos em 2024 | Foto: Divulgação

ARTISTAS NACIONAIS

Durante os cinco dias de festa dedicados ao feriado de Carnaval, apresentações foram selecionadas para atrair a população de toda a região, artistas nacionais e conhecidos já há alguns anos pelos ritmos famosos da época, como o grupo de axé Tchakabum que se apresenta logo após a grande performance de abertura da Banda Juízo na sexta-feira (9), abrindo as festividades na cidade com o trio elétrico. Banda que retorna para uma segunda apresentação no sábado (10). O vocalista do grupo Sambô, San, comanda o trio no domingo (11), finalizando com Bonde do Tigrão (13), na terça-feira.

A estimativa é de que mais de 200 mil pessoas compareçam, em média 40 mil pessoas por dia para curtir o carnaval de rua da cidade. Ao longo dos dias o início será das 21h horas da noite até às 3h da madrugada, momentos que devem ser um marco na história do carnaval da cidade.

As apresentações dos artistas que irão subir no trio elétrico ficam na mão de Paulo Bueno, 38, jornalista que será o animador dos shows: ”Sempre gostei de Carnaval, acredito muito na valorização cultural através de eventos do porte dessa festa. Vai ser uma experiência incrível participar como animador, esse projeto de 2024 vai ser o melhor entre todos já realizados. Quero também interagir com os foliões, os blocos e as bandas, criando um clima de harmonia e festividade”, celebra o animador.

HOTÉIS E ATÉ CAMPING

Conforme os dias se aproximam os moradores da cidade ficam na expectativa para aproveitar a festa, mas também o evento divide opiniões, devido a possível falta de segurança e também a conservação do local. Para o prefeito Amin Hannouche, 61, a festa precisa ser valorizada pois já é parte da tradição da cidade: “O Carnaval de Rua também é uma forma de promover o lazer, o entretenimento e o desenvolvimento econômico da região, atraindo milhares de foliões de outras cidades e estados. A expectativa para essa edição é realizar uma festa segura, animada e diversificada, com atrações de renome nacional”, reforça o prefeito.

O artista plástico e diretor de Cultura do município, Ademir Balera, o famoso Coruja, estima que foliões de 70 cidades participem do Carnaval em Cornélio, além dos hotéis, foi preciso montar uma estrutura de camping
O artista plástico e diretor de Cultura do município, Ademir Balera, o famoso Coruja, estima que foliões de 70 cidades participem do Carnaval em Cornélio, além dos hotéis, foi preciso montar uma estrutura de camping | Foto: Divulgação

E esse intercâmbio de foliões da região injeta bastante dinheiro em determinados setores. Trabalhando com Carnaval desde 1980, Ademir Balera Silva, 67, o famoso Coruja, artista plástico e Diretor de Cultura do município de Cornélio Procópio, exemplifica o que a tradição agrega na cidade: “Por termos tradição no Carnaval de Rua há muitos anos, podemos afirmar que o diferencial fica por conta da participação popular de pelo menos 70 cidades da nossa região e de grandes centros. Há três semanas, esgotaram as reservas nos hotéis de Cornélio e na região. A procura por apartamentos ocasionais alcançou um número recorde e até uma área de camping está sendo definida”. Toda essa logística para receber os visitantes é acompanhada pela Secretaria de Cultura.

Para o secretário de Cultura, Alexandre Cardoso Simão, "uma forma de trazer à população a visão de que as festas de rua são importantes para a cidade é mostrar os benefícios que elas trazem, como a geração de emprego e renda, a valorização da cultura local, a preservação da memória e da identidade dos procopenses, e a promoção da saúde e do bem-estar. Também é importante garantir que as festas sejam realizadas com segurança, organização e respeito, contando com o apoio das autoridades, dos órgãos públicos e da sociedade civil. A Prefeitura de Cornélio Procópio tem investido em medidas para assegurar que o Carnaval seja uma festa pacífica e agradável para todos.

Alexandre Cardoso Simão,, secretário de Cultura: " O carnaval gera emprego e renda e valoriza a cultura local"
Alexandre Cardoso Simão,, secretário de Cultura: " O carnaval gera emprego e renda e valoriza a cultura local" | Foto: Divulgação


CUIDADOS REDOBRADOS

A grande concentração de pessoas em eventos públicos necessita de cuidados e planejamento junto à polícia civil e militar, além da atenção dos presentes: “As pessoas precisam evitar de estarem portando objetos ostensivos, como correntes de ouro, relógios caros ou objetos que chamem atenção, além do cuidado com o celular durante as fotos e filmagens. E, caso percebam algum tumulto, não tenham curiosidade em ver o que está ocorrendo, ao contrário, se afastem ao máximo do local”, orienta o tenente-coronel Jeferson Agenor Busnello, 49, Comandante do 18º BPM de Cornélio Procópio.

A festa é feita para movimentar a cidade, ampliar a visibilidade de sua estrutura e além de tudo celebrar a cultura com algo que está no DNA do Brasil, mas é necessário estar cuidadoso para que todos curtam da mesma forma: “Estaremos muito atentos, principalmente às mulheres que acabam sofrendo mais nesses eventos com atitudes de desrespeito. Queremos que seja um carnaval tranquilo onde cada um respeite o espaço do outro”, diz o coronel