Ao som das bandas Sambô e Juízo, o Carnaval de rua de Cornélio Procópio voltou a reunir milhares de pessoas no domingo à noite, atrás do trio elétrico.

Com uma performance precisa, o vocalista da banda Sambô, o San, entusiasmou o público. Além da voz potente, acompanhada por um trio de primeira, a escolha do repertório variado fez a cabeça de novas e velhas gerações que dividiram igualmente o espaço da avenida madrugada adentro. A estimativa da prefeitura municipal de reunir 40 mil pessoas a cada noite parece ter se confirmado.

LEIA TAMBÉM

Cornélio Procópio faz sua apoteose do samba no asfalto
De Adoniran Barbosa a Jorge Ben, de Alceu Valença a Tim Maia, San cantou tudo o que o brasileiro gosta de ouvir com uma alegria que não se arrefeceu em cerca de três horas de show. A banda deu ao público não apenas músicas de sucesso, mas hits, como explica Jorge Ben quando fala de seu repertório. E hit não sai de moda, fica e, a cada vez que se ouve, gruda. Diante disso, ninguém ficou parado, a ordem era cantar, dançar e se divertir.
Milhares de pessoas foram a Avenida XV de novembro, atrás do trio elétrico, para ver as bandas Sambô e Juízo
Milhares de pessoas foram a Avenida XV de novembro, atrás do trio elétrico, para ver as bandas Sambô e Juízo | Foto: Celia Musilli

SHOW TAMBÉM NO CHÃO

Brincando com o público que se concentrou na Avenida XV de Novembro, San, que nas redes sociais é conhecido como @sandami - um reconhecimento à importância da avó Mí, como ele contou ao público - conquistou de vez os foliões quando saiu do trio elétrico e pulou para dentro do coreto onde centenas de pessoas também curtiam o Carnaval. Aplaudido, ele ficou por alguns minutos ali sambando, até voltar ao seu território natural, em cima do trio.

Enquanto os foliões ainda se recuperavam da surpresa, ele criou outra: com pandeiro na mão, em cima do trio para todo mundo ver, deu um show de mestre, jogando o instrumento para cima, para baixo, pros lados, correndo sobre os braços numa performance que durou alguns minutos, enquanto entre o público se ouvia: "O cara é bom!" O cara é bom!"

Depois da apresentação do grupo Sambô, a sessão musical - até a apresentação da Banda Juízo na segunda parte da festa - foi à base de funk e, aí, mais uma surpresa: os procopenses improvisaram coreografias mostrando que não gostam apenas de samba. Nesta terça-feira (13) quando o Bonde do Tigrão animar a última noite de Carnaval na cidade dá pra imaginar a reação do público trazendo suas próprias feras para a avenida.

Foliões lotaram as ruas madrugada adentro
Foliões lotaram as ruas madrugada adentro | Foto: Celia Musilli

NOTA 10

A alegria do Carnaval de Cornélio merece nota 10 em harmonia e presença de público, o que explica o conceito de "melhor Carnaval do interior do Paraná", desafiando outras cidades do Norte do estado, como Londrina, Maringá ou qualquer outra que também queira entrar para o ranking.

No quesito segurança e organização, a cidade também não deixa a desejar.

Centenas de motoristas tiveram que estacionar em ruas paralelas à avenida, ali pelas 22h, porque quase não havia mais lugar. Nas placas dos automóveis dava para identificar que pessoas de outras cidades também foram cair no samba: havia carros de Bandeirantes, Assaí, Santa Mariana e até Curitiba.

Com um Carnaval animado, Cornélio dá a dica de como se organiza um Carnaval no interior, com apoio de recursos públicos, da prefeitura municipal, e da população que adora festa e quer barulho no Carnaval, em vez do silêncio da desolação

Fica a dica: não dá para perder o Bonde de Tigrão nesta terça-feira, uma experiência inevitável de muita folia. que só voltará a acontecer em 2025. Bora lá, antes que se calem surdos e tamborins na Quarta-feira de Cinzas!

Confira mais vídeos dos carnaval na região de Londrina no Youtube da Folha de Londrina (@folhadelondrina)